
Corpus-Arquidiocese-Alan-Monteiro-21
por Assessoria de Comunicação / Arquidiocese de Belém
A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira, 19 de junho, a Solenidade de Corpus Christi. Este é o único dia em que o Santíssimo Sacramento é levado pelas ruas, exaltado publicamente pelos fiéis que agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio da alma.
Na Arquidiocese de Belém a Solenidade de Corpus Christi será realizada das 8h às 12h, no Ginásio Mangueirinho, e reunirá membros das 109 Paróquias, Pastorais, Movimentos, Grupos e Serviços e todo o clero da Arquidiocese de Belém, em um momento de unidade e fé, com tema “Eu sou o Pão vivo descido do céu” (Jo 6,51) e o lema “Jesus, nossa esperança, se fez pão para nós”,
Durante o evento, o Ginásio Mangueirinho será transformado em um espaço de peregrinação jubilar, o que permite que os fiéis possam receber as indulgências. Contará também com palestras, música, animação e Santa Missa às 10h30, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém e concelebrada por Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo Coadjutor e todo clero da Arquidiocese de Belém.
A celebração será um testemunho público da fé católica na presença viva e real de Jesus Cristo na Santíssima Eucaristia. Um dos destaques será a acolhida de mais de 4 mil Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, que participarão da cerimônia de admissão ou renovação de mandato, reafirmando seu compromisso com o serviço à Igreja e à comunidade.
Programação
- 7h30 – Acolhida das Paróquias, Pastorais, Movimentos, Grupos e Serviços Arquidiocesanos
- 8h – Oração inicial com Padre Paulo João e Ministério Seráfico
- 8h30 – Palestra: “Jesus, nossa esperança, se fez pão para nós” – Cônego Ivan Conceição (Paróquia Nossa Senhora de Fátima)
- 9h30 – Intervalo, louvores e preparação para a Missa
- 10h30 – Missa Solene presidida por Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém, concelebrada pelo clero
- 12h – Encerramento: envio dos párocos com a Eucaristia para celebrações em suas respectivas paróquias
Serviço
Data: 19 de junho de 2025
Horário: 8h às 12h
Local: Ginásio Mangueirinho