por Divulgação / Diocese de Ponta de Pedras
Com o tema: “A esperança não decepciona” (Rm 50,5) e o lema: “Como famílias cristãs, caminhemos como peregrinos da esperança!”, aconteceu nos dias 5 e 6 de julho a primeira peregrinação das famílias ao Santuário Glorioso São Sebastião, em São Sebastião da Boa Vista (PA), pertencente a Diocese de Ponta de Pedras. Na ocasião, a Paróquia São Sebastião recebeu famílias peregrinas de diversas comunidades do interior, além de peregrinos de outras paróquias.
A programação começou no sábado com a recepção das delegações, récita do santo terço pelas famílias, seguida de celebração eucarística presidida pelo Pe. Marcel Tadeu Martins, chanceler da cúria diocesana e pároco da Paróquia São João Batista, em Curralinho. Após a Santa Missa, houve exposição do Santíssimo Sacramento e adoração eucarística conduzida pelos jovens.
No domingo, houve momento de oração, seguido de palestra sobre “A família na era tecnológica”. Ao mesmo tempo em que a palestra era ministrada, os sacerdotes presentes atendiam confissões dos peregrinos. Às 10h, teve início a santa missa de encerramento, presidida pelo bispo diocesano Dom Teodoro Mendes Tavares, CSSp e concelebrada por alguns padres da Diocese.
Para o Pe. Randel Nogueira, vigário da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, localizada na vila de Ponta de Negra, município de Muaná, esta primeira Peregrinação das Famílias foi uma oportunidade ímpar para refletir sobre o papel central que as famílias ocupam na Igreja e na sociedade. “Sem a vocação familiar bem esclarecida, não há vocações sacerdotais nem religiosas. Daí a importância de cultivar e esclarecer sobre o papel das famílias no nosso tempo”, pontua o sacerdote.