Após uma semana de atividades missionárias desenvolvidas por jovens de todo o Brasil, a Prelazia do Alto Xingu-Tucumã se despede da Missão Jovem. Foram dias intensos de visitas missionárias às famílias, aos jovens, aos idosos e doentes das diversas comunidades e paróquias da Prelazia. Durante estes dias, os mais de 50 jovens estiveram divididos entre as cidades de São Félix do Xingu, Tucumã, Bannach, Água Azul do Norte, Cumaru do Norte e Ourilândia do Norte.

A Comissão Nacional para Juventude da CNBB esteve representada pelo seu Presidente Dom Nelson Francelino Ferreira, bispo de Valença (RJ), assim como, por Dom Antônio Assis Ribeiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém (PA) e Irmã Valéria Andrade Leal, a qual atua como secretaria executiva da referida Comissão. As atividades da “Missão Jovem na Amazônia” foram encerradas com a santa missa de envio dos jovens na catedral de Nossa Senhora Aparecida no centro da cidade de Tucumã.

Esta Santa Eucaristia foi presidida por Dom Jesus Maria López Mauleón, que é bispo da Prelazia e concelebrada pelo clero presente, num dado momento da homilia o bispo local partilhou a palavra com Dom Nelson, o qual ressaltou o comprometimento de Dom Jesus Maria para com o povo da Prelazia. “Dom Jesus teve muita coragem em acolher esta missão nacional”. E continuou dizendo, se a igreja do Brasil tivesse “solidariedade eclesial, não haveriam dioceses com poucos padres”, como destacou Dom Nelson.

Este referia-se a pouca quantidade de padres nesta prelazia que tem grande extensão territorial, e concluiu dizendo que a partir desta missão os ânimos de todos estão renovados, “que a fraternidade e a força juvenil explodam em nossos corações”, concluiu o bispo de Valença. Outro destaque desta celebração foi a nomeação da Jovem Luzia Vidal Vasconcelos como assessora geral da pastoral juvenil na Prelazia do Alto Xingu-Tucumã, junto à Padre Blásio Henz o qual é pároco na Área Pastoral da Sudoeste.

Luzia Vidal é moradora de São Félix do Xingu e coordenou a equipe de organização da missão em nível da Prelazia, a qual atuou incansável desde o inicio deste ano para a organização do evento. Luzia terá a missão de articular as expressões juvenis desta Prelazia, as quais, são tão diversas e com grande potencial evangelizador. Para as comunidades visitadas durante está missão, permanecerá o legado desta juventude do Brasil, a qual abdicaram de suas casas e de seu conforto para vivenciar esta experiência.

Para a prelazia do Alto Xingu-Tucumã ficará reverberando o ardor missionário deste momento intenso, onde as lideranças das comunidades, os jovens e as famílias visitadas puderam encher-se de novo ânimo. Assim como, os jovens missionários que retornam para suas cidades com novo compromisso, de serem sinal autêntico de uma Igreja em saída e em estado permanente de missão.

Dom Jesus Maria

Dom Nelson Ferreira

Luzia Vidal

Padre Blázio Henz

 

Texto e Imagens: Renan Rosário, PASCOM Regional Norte 2.