Começou no dia primeiro de agosto, a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa nacional é realizada a cada dez anos,mas foi adiada em 2020, devido a pandemia da Covid -19 e de cortes orçamentários. O principal objetivo é levantar dados amplos e confiáveis sobre os diversos aspectos da vida dos brasileiros.
A previsão é entrevistar em 89 milhões de endereços, nos 5.568 municípios brasileiros, além do Distrito Federal e Distrito Estadual de Fernando de Noronha. Por meio do Censo 2022 saberemos quantos somos, como somos e de forma nos vivemos nas áreas urbanas e rurais do pais.
Os resultados do levantamento mostrarão as tendências e paramentos sobre nascimentos, mortes e imigração. No Censo 2010, o IBGE verificou que o pais tinha 190,8 milhões de habitantes. Nessa nova pesquisa em 2022, estima que a população brasileira esteja em cerca de 215 milhões.
Para o Censo 2022, foi confirmado o orçamento no valor aproximadamente R$ 2,3 Bilhões. Cerca de 80% dessa verba destinam-se a contratação temporária de profissionais: 221 mil pessoas, sendo 183.021 recenseadores,18.420 supervisores e 10 mil agentes censitários. Esses profissionais serão alocados em 27 unidade estaduais , 566 agencias ativas do IBGE e 6.044 postos de coleta, que serão distribuindo nos municípios brasileiros.
Questionários
O censo 2022 terá dois tipos de questionários: ampliado e simplificado. O questionário básico tem 26 itens e leva aproximadamente cinco minutos para ser respondido. As perguntas são divididas em blocos de identificação do domicilio, informações de moradores, identificação etnio-racial, registro civil,educação, renda,mortalidade e característica da residência.
Já o ampliado também investiga questão ligadas ao trabalho, rendimento,nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência,migração externa ou interna. deslocamento para estudo, deslocamento para o trabalho e autismo. O formulário ampliado tem 77 perguntas e demora cerca de 16 minutos para se respondido.
No Censo, um morador pode responder pelo demais do mesmo domicilio, desde que tenha pelo menos 12 anos de idade e capacidade para isso. A pesquisa poderá ser respondida presencialmente ou por telefone. De todo o modo, o recenseador (a) deve visitar o morador para orientá-lo e fornecer uma senha.
Para auxiliar o cidadão no preenchimento do questionário, o centro de apoio ao censo (CAC) terá 60 agentes de pesquisa à disposição durante o dia, tarde e a noite. Saiba tudo no Site do IBGE
CNBB Norte 2 e IBGE firmam parceria para a divulgação do Censo Demográfico 2022
A secretária executiva da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Norte 2 e coordenadores Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Belém, formalizaram uma parceria para a divulgação do novo censo demográfico 2022.