O Papa Francisco em sua ultima mensagem para o dia mundial das missões relata seu “Sonho” de uma Igreja mais missionária, de comunidades cada vez mais integradas e fraternas e finaliza sua fala pedindo a Santa Mãe de Deus que rogue por nós. Maria é rainha da Igreja, rainha das missões e por tanto é sempre importante voltarmos o nosso olhar para Ela, que com toda delicadeza orienta nosso coração em direção Jesus Cristo.
Para o Mês Missionário deste ano somos convidados e convidadas a refletir sobre o nosso papel de ser Igreja missionária. O tema “A Igreja é Missão” tem por inspiração o Lema: “Sereis minhas testemunhas” (A 1,8) e não há ninguém melhor para nos orientar e nos inspirar ao bom testemunho do que Maria mãe de Deus e rainha das missões, como declara Francisco. Nossas comunidades missionárias são todas as Igrejas particulares, todas as comunidades eclesiais onde participamos e cooperamos mutuamente.
“A Igreja é Missão” porque “Cristo é Missão“, e porque a “Vida é Missão“. Esta trilogia é o caminho trilhado pelas ultimas Campanhas Missionárias do Brasil que tem por objetivo suscitar e fazer compreender que somos todos e todas co-autores da missão de Jesus. A missão não é um patrimônio ou um bem a ser conquistado, mais um estilo de vida a ser descoberto, vivenciado e partilhado entre a humanidade que habita esta casa comum.
É dever dos organismos missionários a promoção e animação de atividades que colaborem com estes processos, neste sentido o Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) do Regional Norte 2 promoveu na ultima segunda feira dia 03 de outubro a missa de abertura do Mês Missionário em Belém. Esta santa eucaristia ocorreu na Paróquia São Raimundo Nonato no bairro do Umarizal, tendo início as 19 horas.
Este momento contou com a participação de forças da ação missionária deste regional, como a Organização Religiosa Santas Missões Populares (OSMP), a Juventude Missionária (JM) e o Conselho Missionário Regional (COMIRE), os quais animaram esta santa missa, reafirmando o comprometimento destes organismos com carisma natural do ser missionário, na partilha e na comunhão fraterna. é importante lembrar que as atividades do mês missionário culminam com a coleta de solidariedade que ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro.
Somos todos convidados e convidadas a participar e colaborar com a construção deste trajeto, que ajuda mais de 1000 (mil) dioceses em todo o mundo, através das doações de recursos financeiros, mas também das orações dedicadas as missões, aos missionários e missionárias que atuam nas fronteiras e além das fronteiras, sejam elas geográficas, sociais ou existenciais. que Maria nos ajude a ser mais autênticos e solidários na vivência de nossa missão. “Maria, Rainha das Missões, rogai por nós!”
Texto e Imagens: Renan Rosário
Conselho Missionário Regional Norte 2