PAPA AOS JOVENS: VÓS SOIS A ESPERANÇA VIVA DE UMA IGREJA EM CAMINHO

Por ocasião do quinto aniversário da publicação da exortação apostólica pós-sinodal “Christus Vivit”, o Papa envia uma mensagem aos jovens de todo o mundo. “Cristo vive e ama-te infinitamente. E o seu amor por ti não está condicionado pelas tuas quedas ou pelos teus erros. Ele que deu a sua vida por ti, não espera pela tua perfeição para te amar”, enfatiza Francisco.

“Queridos jovens, Cristo vive e quer-vos vivos! Queria, antes de mais nada, que as minhas palavras reavivassem em vós a esperança. De fato, no atual contexto internacional marcado por tantos conflitos, tantos sofrimentos, posso imaginar que muitos de vós se sintam desanimados. Por isso desejo começar, juntamente convosco, do anúncio que está no alicerce da esperança para nós e toda a humanidade: Cristo vive!” Essas são as palavras iniciais do Papa Francisco em sua mensagem direcionada aos jovens, cinco anos após a publicação da Exortação apostólica Christus Vivit, fruto da Assembleia do Sínodo dos Bispos que teve como tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

No texto, o Santo Padre volta-se para a juventude, convidando-os a não se deixarem dominar pelo medo e pelo desânimo, mas a serem motores para o mundo:

Compartilhar com Cristo as alegrias e os sofrimentos

Em sua mensagem, o Papa parte do querigma, a proclamação da salvação que é o fundamento da esperança para toda a humanidade: “Cristo vive e ama-te infinitamente. E o seu amor por ti não está condicionado pelas tuas quedas ou pelos teus erros. Ele que deu a sua vida por ti, não espera pela tua perfeição para te amar”.

“Olha os seus braços abertos na cruz e «deixa-te salvar sempre de novo», caminha com Ele como com um amigo, acolhe-O na tua vida e deixa-O compartilhar as alegrias e as esperanças, os sofrimentos e as angústias da tua juventude. Verás que o teu caminho se iluminará e até os fardos maiores se hão de tornar menos pesados, porque estará Ele a carregá-los contigo.”

“Fazei-vos ouvir!”

O desejo do Pontífice é que todos percebam este anúncio como “vivo e verdadeiro” em suas próprias vidas e sintam o impulso de compartilhá-lo com seus amigos. “Sim, porque vocês têm esta grande missão: testemunhar a todos a alegria que vem da amizade com Cristo”, enfatiza Francisco.

O Papa então recorda o seu primeiro contato, logo que foi eleito, com jovens de todo o mundo durante a JMJ no Rio de Janeiro, em 2013:

“Ao início do meu Pontificado, durante a JMJ do Rio de Janeiro, disse-vos alto e bom som: fazei-vos ouvir! “Hagan lio!”. E o mesmo continuo a pedir-vos hoje: fazei-vos ouvir, gritai, não tanto com a voz mas sobretudo com a vida e o coração, esta verdade: Cristo vive! Para que toda a Igreja seja impelida a levantar-se e pôr-se incessantemente a caminho a fim de levar a sua Boa Nova a todo o mundo.”

Artesãos do futuro

O Papa Francisco também lembra que no próximo dia 14 de abril será o 40º aniversário do primeiro grande encontro de jovens em 1984, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Foi o “desdobramento” das futuras Jornadas Mundiais da Juventude e, no final daquele ano jubilar, João Paulo II entregou uma Cruz aos jovens com “a missão de levá-la ao mundo inteiro como sinal e lembrança de que somente em Jesus morto e ressuscitado há salvação e redenção”.

“Contemplai Jesus assim: vivo e transbordante de alegria, vencedor da morte, um amigo que vos ama e quer viver em vós. Só assim, à luz da sua presença, é que será fecunda a memória do passado e tereis a coragem de viver o presente e enfrentar o futuro com esperança. Podereis livremente assumir a história das vossas famílias, dos vossos avós, dos vossos pais, das tradições religiosas dos vossos países, para serdes, por vossa vez, construtores do amanhã, “artesãos” do futuro.”

Sinodalidade, fruto do contato com os jovens

Ao refletir especificamente sobre a exortação “Christus Vivit”, que retrata a imagem de uma Igreja que quer caminhar junto e, portanto, escuta, dialoga e discerne constantemente a vontade do Senhor, Francisco recorda que há mais de cinco anos, muitos jovens de várias partes do mundo foram convidados a compartilhar suas expectativas e desejos em vista do Sínodo sobre os Jovens.

“Centenas de jovens vieram a Roma e trabalharam juntos durante alguns dias, recolhendo as ideias a propor: graças ao seu trabalho, os Bispos puderam conhecer e aprofundar uma visão mais ampla do mundo e da Igreja. Foi um verdadeiro “experimento sinodal”, que produziu muitos frutos e preparou a estrada também para um outro Sínodo, aquele que estamos vivendo nos últimos anos, precisamente sobre a sinodalidade.”

Na conclusão da mensagem, o Papa se dirige diretamente aos jovens expressando sua gratidão: “Queridos jovens, vós sois a esperança viva de uma Igreja em caminho! Por isso agradeço a vossa presença e contribuição para a vida do Corpo de Cristo”.

Notícias

PRIMEIRA BÊNÇÃO “URBI ET ORBI” DO SANTO PADRE PAPA LEÃO XIV

[00524-IT.01] [Testo originale: Italiano-Trascrizione di lavoro] (Tradução livre) Giovedì, 08.05.2025 - N.0299 "Primeira Bênção “Urbi et Orbi” do Santo Padre Leão XIV Nesta noite, o Santo Padre Leão XIV, precedido pela Cruz, apareceu na Loggia externa da Bênção da...

HABEMUS PAPAM LEÃO XIV

por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Sim, Habemus Papam!! Papa Leão XIV!! Anunciou  o protodiácono, Cardeal Dominique Mamberti, na noite desta quinta-feira, 8 de maio de 2025, em Roma. Nascido em em 14 de setembro de 1955 em Chicago...

CONHEÇA O SIGNIFICADO DA ALTERAÇÃO NA LOGO DO VATICANO

por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Foi observado que desde o falecimento do Papa Francisco (21/04/25) o brasão do Vaticano sofreu uma alteração, passando a ser apresentado o brasão da Câmara Apostólica, que substitui...

O ÚLTIMO VETO NO CONCLAVE E A ABOLIÇÃO DECIDIDA POR PIO X

por Paolo Ondarza / Città del Vaticano No Conclave de 1903, o Imperador da Áustria decidiu usar o 'jus exclusivae', bloqueando a eleição do siciliano Rampolla. Quando Pio X ascendeu ao trono papal, aboliu o antigo direito de veto tolerado, mas nunca oficialmente...

CONCLAVE, EIS COMO SE ELEGE O PAPA

  por Tiziana Campisi / Vatican News “Eligo in Summum Pontificem”. Os 133 cardeais eleitores convocados para escolher o 267º Romano Pontífice terão em suas mãos uma cédula retangular com essa escrita na metade superior e “o local para escrever o nome do eleito”...

O PAPAMÓVEL DA PAZ: O PRESENTE FINAL DO PAPA FRANCISCO PARA GAZA

por Francesca Merlo / VaticanNews foto Caritas Jerusalém O legado de paz do Papa Francisco continua a brilhar em nosso mundo assolado por conflitos. A proximidade que ele demonstrou aos mais vulneráveis durante sua missão terrena está irradiando mesmo após sua morte,...

PARAGOMINAS RECEBE CONGRESSO DIOCESANO DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

por Kevilly Albuquerque / TV Nazaré Paragominas fotos Thiago Gonçalves / Tv Nazaré paragominas Laura Carvalho / Pascom São José Nagibão e Carlos Eduardo Alencar / Pascom Santa Teresinha do Menino Jesus em Paragominas A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em...