por Vívian Marler / Comunicação Regional Norte 2
com informações de Clara Christiane / Convento Santa Maria dos Anjos em Marabá
e
 Pascom / Diocese de Marabá

Domingo passado, dia 02, aconteceu o ‘I Congresso Mariano de Marabá: Totus Tuus’, no Convento Santa Maria dos Anjos, e contou com a assessoria de Dom Vital Corbellini, bispo da Diocese de Marabá que ministrou a palestra ‘Maria nos Santos Padres’, onde explicou a influência e devoção à Maria pelos sacerdotes; Irmã Maria com a palestra ‘A verdadeira devoção a Santíssima Virgem’ e Frei Flávio apresentou o tema ‘Mariologia de São João Paulo II – Totus Tuus’.

A expressão, em latim, usada no tema, “totus tuus” significa todo teu [todo de Maria], ficou conhecida porque foi o lema do pontificado do Papa João Paulo II “Ele escolheu estas palavras como lema por causa da sua particular devoção e consagração a Virgem Maria”, explicou Frei Flávio.

Idealizado pelo Frei Lucas Felipe, reitor conventual, o congresso reuniu cerca de 400 pessoas, que foram envolvidas em um dia de Fé, devoção e aprofundamento na Espiritualidade Mariana de São João Paulo “O congresso foi um momento de fé e espiritualidade onde o povo de Deus se aprofundou na espiritualidade Mariana. Tendo como tema a mariologia de São João Paulo II [Totus Tuus] o público aprendeu a estar debaixo da proteção maternal da Virgem Maria, consagrando-se todo a Ela, assim como aprender na sua escola a ser discípulos e missionários de Cristo Jesus” disse o reitor Frei Lucas Felipe.

O Congressso reuniu fiéis consagrados totalmente a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria e devotos de Nossa Senhora. O agrônomo Celso Geye, consagrado ao Senhor pelas mãos da Virgem Maria através do método de São Luís Maria Grignon de Monfort, ficou muito feliz quando tomou conhecimento da divulgação do evento “ao me deparar com a ideia sendo esplanada e com o início das divulgações do Congresso Mariano dos capuchinhos, logo o meu coração se encheu de alegria, por tanto apreço às coisas relacionadas à Mãe do meu Senhor, porque nós consagrados nos sentimos muito amparados e incluídos no âmbito do evento por ser algo diretamente direcionado à consagração. E a vasta programação com pregações, louvor, música, almoço, tornaram os momentos agradáveis”, disse Celso.

“Não perco uma oportunidade de conhecer sua história. Nossa Senhora me inspira como mãe, e como estou nessa missão de ser mãe, sigo seu exemplo de dedicação, bondade e entrega a sua família. As palestras enriquecedoras me fizeram sair do congresso ainda mais devota de Nossa Senhora, porque pudemos conhecer sua história desde quando era pequena e de sua doação a Jesus. Foi muito forte o sentimento, difícil de descrever. Eu me emocionei muito e trago Maria como um exemplo de Mãe, esposa e mulher” disse a pedagoga Josielma Carvalho.