por Aritana Aguiar / Arquidiocese Santarém
O Plano da Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil ‘Ao seu lado’ foi destaque na 1ª Assembleia da Juventude da Arquidiocese de Santarém, que ocorreu de 26 a 28 de julho, no Centro de Formação Emaús, e contou com a presença de 100 jovens de todos os sete municípios que fazem parte desta Igreja Particular. A assembleia foi organizada pelo do Setor Juventude da Arquidiocese, e é uma atividade do Plano Arquidiocesano de Pastoral 2024-2027.
No evento, foram destacados os quatro eixos do plano ‘Ao seu lado’: “Formação”; “Vocação e missão”; “Estruturas de acompanhamento e assessoria”; e “Cidadania: casa comum e dignidade humana”. Os eixos abordados apresentam linhas de ação na evangelização das juventudes.
Na programação também aconteceram oficinas, rodas de conversas, Festival da Fraternidade, Momento Mariano, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Ofício Divino e Celebrações Eucarísticas. Também houve momentos de partilhas, nos quais os jovens expuseram suas realidades e desafios.
A primeira abordagem foi sobre o Eixo 1 “Formação”, do Plano “Ao seu lado”, conduzido pelo assessor leigo do Setor, Cláudio Santarém: “Esse eixo veio tratar justamente da necessidade de os jovens tomarem consciência da sua formação integral, abordando as dimensões do crescimento não só físico, mas o intelectual, o afetivo, o emocional, também a dimensão social, dessa importância das relações interpessoais, e acima de tudo, a dimensão da fé, que é a espiritualidade. Todas essas dimensões das quais eles precisam conhecer estão relacionadas com a fé que eles professam aqui. Que é o estilo de vida, que é a espiritualidade. Não podemos pensar uma juventude ou jovem cristão apenas que quer crescer no intelectual. A formação ela é integral a partir de uma consciência crítica e cristã, e assim o jovem consegue não só conhecer os documentos da Igreja, por exemplo, de fazer esses estudos, mas acima de tudo, ter uma fé testemunhal”.
A assessora leiga do Setor, Lorena Santarém, ministrou uma oficina esclarecendo sobre a estrutura do Setor Juventude na Arquidiocese. “A gente percebe que ainda há algumas dúvidas em relação ao conhecimento do que é o Setor Juventude, do que é a Pastoral Juvenil. A partir da minha fala, eles passaram a compreender melhor e a entender que, o Setor Juventude, fica em nível de arquidiocese, e Pastoral Juvenil é onde os jovens estão inseridos. Nosso intuito foi fazer esse esclarecimento justamente para que o jovem volte à sua paróquia, tendo em vista que ele faz parte do Setor Juventude, porém, aquilo que ele faz enquanto ação na sua paróquia é pastoral juvenil, agregando todas as expressões juvenis existentes em sua paróquia.
A assessora religiosa do Setor, irmã Marlene Betlinski, conduziu a formação sobre o Eixo 2 “Vocação e Missão”, do Plano da Pastoral Juvenil. “O documento aborda em criar no jovem a convicção da questão da vocação que é um chamado, ou seja, todos nós somos chamados. Eu abordei explicando o que significa o chamado, mas que automaticamente esse chamado leva a uma resposta, e a resposta é a missão. Houve o chamado. Para que este chamado? Para algo. Que algo é esse?”, salientou. Ela acrescentou que, ao colocar em prática na realidade dos jovens participantes, todos haviam sido chamados para estarem participando do encontro e com o aprendizado obtido na Assembleia para irem em missão, retornando as suas bases para evangelizar outros jovens.
O Eixo 3 “Estruturas de acompanhamento e assessoria” foi conduzido pelo Assessor da Pastoral Juvenil do Regional Norte 2 da CNBB, Pe. Demisson Batista. Esse momento ocorreu de modo virtual. E o Eixo 4 “Cidadania: casa comum e dignidade humana” foi de condução do Frei Fábio Vasconcelos, OFM.
A jovem Lilia dos Santos representou a juventude da Paróquia Cristo Rei, do município de Monte Alegre, ressaltou que participar da 1ª Assembleia da Juventude da Arquidiocese foi um momento muito especial. “Aqui nós pudemos trabalhar todo o nosso lado espiritual quanto humano e, também, fazer com que voltemos para as nossas casas mais renovados e com sede de acender a Pastoral Juvenil, e é algo que faz trabalharmos em nós mesmos e levar todo o conhecimento a juventude de Monte Alegre, fazer uma formação com os jovens e entender que eles são muito importantes para a nossa Igreja Católica Apostólica Romana, que eles são o nosso futuro, de faze-los entender a importância do lugar deles na Igreja”.
O assessor eclesiástico do Setor Juventude, padre Valdson Nunes, expressou sua alegria pela realização desta primeira assembleia: “Podemos dizer que estamos com os corações jubilosos, cheios da graça, do Senhor. Esses jovens agora voltam de Emaús para a sua Jerusalém, que são suas paróquias, pastorais, seus movimentos com os corações ardentes, com os pés a caminho, com missão e alegres. É um verdadeiro Pentecostes que aconteceu aqui, uma unidade na diversidade. Vários carismas aqui reunidos pensando juntos o bem para a nossa juventude na nossa Arquidiocese”.
O coordenador do Setor Juventude, Marcos Moraes, em seu agradecimento ao final do encontro, destacou para os jovens que: “Cristo vive, é Ele a nossa esperança. Tudo que Ele toca, torna-se jovem, torna-se novo e se enche de vida. Ele vive e nos quer vivos. Esta assembleia tem como inspiração o Evangelho do Caminho de Emaús. E é motivadora em relação ao caminho a ser percorrido pela Pastoral Juvenil. É tão bonito ver a diversidade dos carismas, das expressões e pastorais. Em tempos em que a sociedade impõe o isolamento, o individualismo, nós somos profetas e peregrinos da esperança, em caminharmos juntos, com todas as juventudes, de todos os municípios da Arquidiocese”.
Arquidiocese de Santarém
A Arquidiocese de Santarém é formada por sete municípios: Santarém (sede), Mojuí dos Campos, Belterra, Monte Alegre, Aveiro, Almeirim e Prainha.