por Comissão Episcopal para a Amazônia
No penúltimo dia do V Encontro da Igreja na Amazônia Legal, que acontece em Manaus, de 19 a 22/8, no Centro de Treinamento de Lideranças da Arquidiocese de Manaus (Maromba), os Bispos da Amazônia publicaram mensagem por ocasião das eleições 2024, destacando a importância da garantia de políticas públicas para as populações e o cuidado com a Casa Comum.
Os bispos reunidos com sacerdotes e leigos aprovaram mensagem por ocasião das eleições municipais, que acontecem nos mais de cinco mil municípios brasileiros em outubro próximo. Na mensagem, os participantes do encontro ressaltam a importância das eleições e reforçam o compromisso de um voto responsável pela Amazônia, destacando que “é urgente, nos municípios de nossos territórios, políticas públicas que minimizem os efeitos das mudanças climáticas, favoreçam a agricultura familiar e as iniciativas agroecológicas, enfrentem o escandaloso problema do saneamento básico dando, por exemplo, tratamento eficaz aos resíduos sólidos urbanos através de aterros sanitários que possam recebê-los e tratá-los de forma segura e ambientalmente correta”.
No documento, estimulam os eleitores a verificarem a história e os processos vividos, trajetórias e o passado, identificar suas alianças políticas, além de denunciar a compra de voto e demais crimes desta natureza à justiça eleitoral. “A Igreja Católica no Brasil tem longa tradição na valorização da Ficha Limpa e na denúncia da imoral e antiética compra de votos que, além de crime, passou a cassar os mandatos dos culpados.
Votar por troca de favores ou simplesmente por amizade pode comprometer seriamente nosso futuro. Voto não tem preço, tem consequência!”
Os participantes finalizam a mensagem desejando um período eleitoral pacífico e participativo que ajude a construir uma sociedade de comunhão e amizade social.
O V Encontro da Igreja da Amazônia encerra nesta quinta-feira (22) com a publicação da mensagem ao Povo de Deus.
LEIA ABAIXO A MENSAGEM NA ÍNTEGRA
Mensagem_Eleições (1)