LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA
SAUDAÇÕES!
Celebramos hoje o 22º Domingo do Tempo Comum, em que o Senhor diz: “O que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior”. Sigamos a proposta Litúrgica com várias sugestões para a Celebração Dominical da Eucaristia, para a Celebração Dominical da Palavra – presidida pelos ministros leigos e leigas, para Círculos Bíblicos nas Comunidades e nos Grupos Missionários de Evangelização, como também para Catequese. Para esta ação evangelizadora, incluímos aqui, atividades para os Catequizandos infanto-juvenis, jovens e adultos.
Estimado irmão ordenado, consgrado(a) e leigo(a), faça a experiência do encontro da Lectio Divina durante a semana na sua comunidade nos seus grupos eclesiais, como também na sua família, vizinhos e amigos.
A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Crisito. A comunidade cresce com a Leitura Orante da Escritura, pois o Epírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.
O caminho para atenuar o peso das leis é a observância genuína das ações benfazejas agregadas a elas, ou seja, as razões pelas quais elas existem. Enfim, nortear a prática das leis a partir da dimensão avaliativa conjunta é uma fonte de sabedoria e discernimento, compaixão e altruísmo.
Tomemos sempre por ensinamento de que somos o que somos mediante o tamanho, a largura e a extensão de nossos atos. Que sejamos identificados pelo bem que podemos fazer e pela edificação do que somos: cristãos.
A todos os irmãos e irmãs, minha saudação e minha bênção!
+ Irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém
ABAIXO AS SUGESTÕES PARA A EVANGELIZAÇÃO
01.09.24 - 22º DOMINGO COMUM - B