por Vívian Marler / Comunicação Regional Norte 2
com informações de Larissa Carvalho e William Bonfim / Comunicação CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB realizou, em sua sede em Brasília, nos dias 29 e 30 de outubro, o ‘Encontro com os Padres que Evangelizam no Ambiente Digital’, reunindo 17 padres de várias regionais, como o padre Patrick Fernandes da Costa, pároco da Paróquia São Sebastião, pertencente a Diocese de Marabá (PA), no Regional Norte 2.
Este encontro já acontece desde 2015 quando reuniu em Aparecida (SP) padres cantores e midiáticos, desde então o número de padres que usam os meios de comunicação para evangelizar cresceu, e este ano a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, frente ao fenômeno das mídias sociais reuniu os padres missionários nas redes sociais.
O encontro foi iniciado com uma homenagem póstuma ao padre Fabrício Rodrigues que estava programado para participar do encontro. “A lembrança do seu trabalho, da sua alegria e dedicação ao Evangelho foi mencionada não somente na homenagem póstuma, mas ao longo dos dois dias de formação”, contou padre Patrick Fernandes, que pertence a mesma diocese em que padre Fabricio trabalhava.
Durante a programação do encontro os padres conheceram a história da CNBB e sua evolução, como conferência, desde sua criação em 1952, que hoje conta com 19 regionais, 280 circunscrições eclesiásticas do Brasil, 486 bispos, sendo 169 eméritos, órgãos constitutivos, campanhas, comissões permanentes e especiais, secretariado geral, organizações vinculadas, entre outras.
O núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquatro, aprofundou com os padres o tema da missão no ambiente digital, assim como os padres puderam compartilhar sobre o seu ministério e ação missionária nos ambientes digitais.
Padre Patrick Fernandes contou sobre sua história a CNBB e como ganhou fama nas redes sociais após aproximar a religiosidade do humor, e que através do sacerdócio foi a forma que encontrou para deixar marcas e trazer esperança para a vida das pessoas “Eu acho que quando eu consigo ajudar alguém a devolver a alegria, a fé, aí eu penso que tudo valeu a pena, sabe, a certeza de que estou em um lugar que Deus sempre sonhou pra minha vida”, disse.
Hoje padre Patrick reúne mais de 6 milhões de seguidores no Instagram (@padre_patrick) e foi na época da pandemia que encontrou nos meios de comunicação a forma para se aproximar das pessoas “É como a passagem do Evangelho que o Senhor nos manda jogar as redes às águas mais profundas, e assim chegar as comunidades distantes, despertando o interesse por buscar mais coisas do alto, as coisas de Deus”, contou a Larissa Carvalho da CNBB.
“O encontro reuniu não apenas os padres que evangelizam pelas mídias sociais, mas cantores também. Foram dias de união e comunhão com a Igreja e com a CNBB. Colocamo-nos a disposição no que for preciso para que possamos ajudar [através das mídias sociais] e já marcamos o encontro para 2025. Foi um encontro frutuoso, de fraternidade e confraternização. E enquanto o encontro presencial não chega, iremos nos encontrar virtualmente, de forma remota de três em três meses”, relatou padre Patrick sobre o encontro em Brasília.
Acesse @cnbbn2 e veja os registros da presença do padre Parick Fernandes no encontro em Brasilia, disponibilizados pela CNBB.