por Vívian Marler / Comunicação Regional Norte 2
com informações Judith Geovanna / Pascom da Paróquia São Domingos de Gusmão
O município de São Domingos do Araguaia, a 57 quilômetros de Marabá (PA), realizou neste domingo (03), o seu ‘VII Círio de Nazaré’, na Paróquia São Domingos de Gusmão, pertencente a Diocese de Marabá.
A procissão que saiu da Capela Nossa Senhora de Fátima, percorrendo as principais ruas do município até a igreja Matriz, contou com cerca de três mil e quinhentos fiéis que pelo caminho rezavam e entoavam hinos de louvor a Nossa Senhora.
Com o tema “Não temas em recebê-la por mãe. Maria a mãe de Jesus” (Cf At 1,14), o Círio reuniu o povo de São Domingos, Comunidades e Paróquias vizinhas, devotos e romeiros uniram-se em torno da Fé e da devoção à Mãe de Deus.
O bispo da Diocese de Marabá, Dom Vital Corbellini, o pároco da Paróquia São Domingos, padre Paulo Cesar, o vigário Manoel Júnior e o padre José Carlos Kammer, pároco da Paróquia Bom Jesus, em Brejo Grande do Araguaia (PA) participaram o Círio e celebraram a Missa de Encerramento presidida por Dom Vital.
Nos dias que antecederam ao Círio, foi realizado um novenário que aconteceu de 24 de outubro a 2 de novembro, no início do novenário foi realizado o ‘II Círio das Crianças’. No dia 26 aconteceu a ‘I Cavalgada do Círio’; no dia 1º de novembro aconteceu uma ‘Noite Oracional’ com Salette Ferreira e Sapo, missionários da Comunidade Canção Nova.
No sábado (02) foi realizada a ‘Cerimônia de Troca do Manto’ e o translado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Igreja Matriz para a Capela Nossa Senhora de Fátima. Idealizado pelo pároco padre Paulo Cesar, o manto foi doado pela Família Almeida e confeccionado por Ângelo Costa, de Abaetetuba (PA).
O cartaz do Círio 2024 foi idealizado por Judith Geovanna coordenadora da Pastoral da Comunicação da Paróquia São Domingos de Gusmão. Na cor lilás, que simboliza a espiritualidade cristã, o cartaz contém anjos jogando pétalas de rosas. Nossa Senhora avantaja-se de todas as ordens de santidade e de virtude, pelo grande mérito de ser a mãe de deus. e assim pelo reflexo da realeza de seu filho nosso senhor jesus cristo, ela é rainha do céu e da terra, dos homens e dos anjos.
Os dois anjos jogam 43 pétalas, que representam as 43 comunidades que compõem a Paróquia de São Domingos Gusmão. Anjos adoradores, com as imagens das famílias ao fundo em posição de oração: representando o céu e a terra juntos com Nossa Senhora, rezando ao redentor, pois ele é o autor da graça e sua mãe é a despenseira e intercessora de todas as graças. Ela que é Mãe e Rainha dos homens, dos anjos, das famílias, e dos corações dos justos e pecadores.
Peanha é o pedestal onde está a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, representa os altares das casas dos fiéis católicos da Paróquia de São Domingos Gusmão, assemelhando-se as peanhas no altar da Igreja Matriz do município. O dourado e o vermelho representam a realeza e a honraria que Nossa Senhora tem, por mais que no mais simples altar das residências no município.
Na parte superior da peanha o “M” dourado com a coroa, também retrata a realeza de Nossa Senhora como Mãe e Rainha do céu e da terra, por sua maternidade divina e por fazer parte do plano salvífico de Deus Pai. Nossa Senhora foi coroada em seu coração e em seu útero, Santo Agostinho fala que antes de conceber Jesus em seu útero, pela Fé ela já havia o concebido em seu coração. No Magnificat Nossa Senhora se declara serva e viveu servido a Deus, mesmo quando seu coração foi transpassado aos pés da cruz. E foi o próprio Deus quem a fez rainha, glorificando-a e a exaltando, como fruto de sua humildade e total confiança nos planos de Deus.
As três flores-de-lis abaixo do “M” representam o bispo Diocesano Dom Vital, o pároco padre Paulo e o Vigário padre Manoel, que são os filhos prediletos de nossa senhora e que tem a missão de ensinar e ajudar o Povo-de-Deus a trilhar o caminho do céu, através das celebrações das missas, da confissão e dos sacramentos.
Na parte inferior as 10 flores de orquídeas representam as 10 pastorais e movimentos que existem na paróquia como o apostolado da oração, catequese, renovação carismática, coroinhas, mães que oram pelos filhos, terço dos homens, dízimo, pastoral da comunicação, pastoral do batismo e pastoral familiar.
A imagem de nossa senhora com o Manto do Círio de 2023 que independente de sua cor e formato sempre representam sua proteção, suas virtudes, seu amor materno, sua virgindade e o céu. Abaixo a numeração do atual círio e o tema paroquial anual ‘VII Círio de Nossa Senhora de Nazaré – Não Temas em Recebê-la por mãe. maria a mãe de jesus’ (cf at 1,14), e a e a data da realização da grande festa em honra a Nossa Mãe Santíssima Nossa Senhora de Nazaré.