Divulgação / FundaçãoSM

O livro A Casa Comum do Umbigo ao Coração: Contos sobre a Língua Laudato Si’, escrito pelo pedagogo chileno Humberto Herrera e ilustrado pelo brasileiro Tainan Rocha, é uma adaptação ficcional das principais ideias ecológicas presentes na encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, voltada para o universo infantil. A narrativa acompanha Pedro, um menino que, por meio de conversas com figuras como sua professora, pediatra, vó Sebastiana e tio José, além de suas próprias reflexões e sonhos, começa a compreender a interconexão entre o ser humano e a natureza. Ele passa a perceber que tudo no planeta está interligado — a vida urbana, a natureza, os seres humanos e os animais — e que habitamos uma “casa comum”, a Terra.

A obra adapta de forma acessível para as crianças os principais conceitos da encíclica Laudato Si’, lançada em 2015, que aborda a importância do cuidado com a Casa comum. O livro não só instiga os leitores a dialogar com a natureza e refletir sobre a sua relação com outros seres vivos, como também incentiva a prática do cuidado — consigo mesmo, com o próximo e com o planeta — começando pelo ambiente onde vivem. O conceito de ecologia integral é o cerne da obra, enfatizando que tudo no mundo está interligado e coexiste de maneira harmoniosa, sem hierarquia ou dominância de uma parte sobre a outra.

Outro ponto central do livro é a ética do cuidado e a promoção de valores como cooperação e reciprocidade, em oposição às relações de domínio ou competição. A narrativa destaca que a Terra, como nossa mãe comum, é um bem compartilhado por todos. Esse conceito está presente tanto no título da obra quanto no projeto gráfico, que valoriza as diversidades étnicas, brasileiras e latino-americanas em suas ilustrações, com referências à fauna, flora e culturas regionais.

A simbologia do título do livro também reflete as ideias da encíclica. O termo “umbigo” faz referência à visão antropocêntrica do ser humano, que se vê como autônomo e superior à natureza. Já “ao coração” é um convite para abandonar esse ciclo de autodestruição e desenvolver uma consciência de pertencimento e conexão com todos os seres vivos, buscando um futuro compartilhado. A expressão “língua Laudato Si’” é inspirada em São Francisco de Assis e sua visão de fraternidade e harmonia com a natureza e todos os seres vivos.

As ilustrações de Tainan Rocha complementam a narrativa, utilizando texturas e detalhes que reforçam a interligação entre a natureza e a sociedade. Um dos elementos visuais recorrentes é o planeta Terra, que aparece de forma criativa em diversas ilustrações, como na capa ou no corpo de um tatu-bola, além de figurar nos sonhos de Pedro, representado como uma sombra repleta de símbolos. A obra também aborda questões urgentes relacionadas ao meio ambiente, como poluição, resíduos, esgotamento de recursos naturais, perda da biodiversidade e desigualdade planetária.

Por fim, o livro oferece diversas possibilidades pedagógicas. Pode inspirar atividades que envolvam o estudo dos elementos do ambiente em que as crianças vivem, como a fauna e a flora locais, mobilizando habilidades ecológicas que garantam o cuidado da Casa comum.

Para o autor, o livro “surge como uma motivação da Campanha da Fraternidade de 2025, que terá como tema Fraternidade e Ecologia Integral. A nossa inspiração foi a carta encíclica Laudato Si’ e a exortação Querida Amazônia. Queremos aproximar essas ideias e esses saberes das nossas crianças, porque acreditamos que elas são o futuro, a esperança desse novo jeito de cuidar do planeta, da nossa Casa comum” (Humberto Herrera).

FICHA TÉCNICA

Título: A casa comum do umbigo ao coração: contos sobre a língua laudato si’
Autor: Humberto Herrera
Ilustrador: Tainan Rocha
Editora: SM
Segmento: Infantil
Anos escolares/ Faixa etária: 3º e 4º anos/ a partir de 8 anos
Edição/Data: 1ª edição 2024
Editora responsável: Graziela Ribeiro dos Santos
ISBN: 978-85-418-3244-1
Formato: 25 x 20 cm
Quant. de páginas: 48