por Aritana Aguiar / Ascom Arquidiocese

O Setor de Psicologia da Arquidiocese de Santarém realizou diversas ações neste mês de janeiro em alusão ao Janeiro Branco, que aborda sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Foram palestras de prevenção, orientações psicológicas, atendimentos psicológicos, mensagens reflexivas, roda de conversa, mensagens motivacionais, exercícios terapêuticos, psicoeducação, dentre outros.

O objetivo geral das ações é promover reflexões sobre os cuidados de prevenir os transtornos emocionais. Os objetivos específicos são: acolher de forma empática para direcionar a Escuta Psicológica; escutar conforme a demanda de cada pessoa que está em situação de sofrimento psicológico; orientar de como se deve fazer o tratamento, através de recomendações em prol da saúde mental e emocional; e encaminhar para as redes de apoio que dão suporte ao tratamento com os outros profissionais de saúde.

A abertura das ações sobre a importância de cuidar da saúde mental ocorreu em entrevista na Rádio Rural de Santarém, emissora da Arquidiocese. A psicológica responsável pelo Setor, Rita Guimarães, abordou sobre o Janeiro Branco e o quão tem aumentado nos últimos anos a discussão sobre saúde mental no mundo.

As iniciativas foram realizadas no Centro Arquidiocese de Pastoral, Cúria Metropolitana, Rádio Rural, Lar São Vicente de Paulo, paróquias e empresas da cidade de Santarém.

A Psicóloga Rita Guimarães reforça que todas as empresas devem incluir ações educativas voltadas em favor da saúde mental e emocional. E ainda enfatizou: “A iniciativa, idealizada por Janeiro Branco, pretende conscientizar sobre os cuidados com a Saúde Mental. A importância da prevenção é crucial para cuidar da saúde emocional”.

Rita pontuou que as buscas por psicoterapia são fundamentais para o processo do autoconhecimento. “As atividades alusivas ao Janeiro Branco são realizadas o ano inteiro. Por fim, saiba que a vida é um tesouro mais precioso e que sempre teremos desafios, mudanças e problemas no cotidiano. Por isso, é necessário procurar ajuda quando estiver passando por momentos difíceis, situações diárias, conflitos internos e novas adaptações, dificuldades em diferentes ciclos da vida”, ressaltou.

 

Algumas ações já estão agendadas para ocorrem neste mês de fevereiro em escolas de Santarém.

Janeiro Branco

Este mês é dedicado a conscientização através da prevenção, orientação, recomendação e a Escuta Psicológica em favor dos cuidados individuais e coletivos no âmbito das empresas, escolas e igrejas no cuidado com a saúde mental.

A campanha Janeiro Branco reflete a complexidade da condição humana. Esta iniciativa é reconhecida mundialmente e teve sua criação em 2014.

O nome “Janeiro Branco” remete à ideia de uma página em branco, pronta para escrever novas histórias e compromissos com a importância do autocuidado. Desde então, a campanha cresceu, tornando-se uma referência nacional. Em 2023, esse esforço foi formalizado com a Lei Federal 14.556, que reconheceu o Janeiro Branco como iniciativa fundamental para a promoção da saúde mental.