por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2
A Diocese de Castanhal realizou, de 7 a 9, no Cenóbio da Transfiguração, o ‘Encontro de Formação Pastoral Familiar’ com o tema ‘A Esperança não decepciona porque somos família’ e contou com o assessoramento do padre Marelli assistente da Pastoral Familiar de Castanhal e Reitor do Seminário de Filosofia de Castanhal, Rafael Leite, Diácono Giuvan e sua esposa Silene Leite, padre José Ronaldo e o casal Carvalho e Luciana, coordenadores da Pastoral Familiar do Regional Norte 2.
Durante os três dias os casais presentes participaram de celebrações Eucarísticas, plenárias, rodas de conversa, formações e o planejamento para 2025. Dentre os temas das formações padre José Ronaldo apresentou o ‘Jubileu, ano de Graças’, o diácono Giuvan e Silene Leite falaram sobre ‘A Pequena Comunidade’ e Rafael Leite que ministrou a palestra ‘Educando e Servindo com Alegria’ onde apresentou pontos negativos que os casais devem evitar.
“Os casais que não servem com alegria estão ignorando o processo e criando o processo diverso do que já existe, não possuem unidade e comunhão com as coordenações estabelecidas, ignoram o plano de ação paroquial, diocesano, regional norte 2 e o nacional, não formam comunidades nas casas, fazem catequese matrimonial sem conformidades isoladas sem incluí-las na pastoral como devia”, explicou Rafael a um público atento a apresentação.
Padre Marcos Morelli falou aos presentes durante dois momentos, em um deles teve como base os discursos do Papa Francisco na palestra ‘A Esperança não decepciona porque somos família’ “eu depois da celebração do início do evento, fiz uma palestra sobre a necessidade da Esperança em família, na sociedade. Com uma olhada aos discursos do papa sobre a família. No domingo apresentei uma espiritualidade com os personagens do evangelho Zaqueu e A Samaritana para ajudar os casais a viver o encontro com Cristo. As palavras que nos acompanharam nesta espiritualidade foram Desejo, Encontro e Verdade”, disse o assistente para a Pastoral Familiar em Castanhal.
Para o casal de coordenadores da Pastoral Familiar do Regional Norte 2, Carvalho e Luciana, o tema foi ‘Família, fonte perene de uma cultura e vida social’. “A família cristã, no mundo contemporâneo, tanto e talvez mais do que outra instituição, tem sido posta em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura”, contou Carvalho.
Luciana falou sobre a falta de Deus no meio familiar “a família sem dúvida, é um dos pilares básicos da sociedade, e constantemente desenvolve rachaduras culturais que precisam ser consertadas. Mas, a família cristã enfrenta dificuldades em manter os valores das Escritura Sagradas, que são imutáveis em um mundo culturalmente voltado para a falta de Deus”, e apresentou os dez maiores desafios enfrentado pela família nos dias de hoje.
“As famílias quando não estão bem estruturadas nos ensinamentos de Deus elas se perdem, e hoje os dez maiores desafios enfrentados estão na cultura anticristã, divórcio, negócio, figura paterna ausente, falta de disciplina, pressões financeiras, falta de comunicação, influências negativas da mídia, equilíbrio do trabalho e família e materialismo”, finalizou a representante do Regional Norte 2.