por Pascom / Diocese de Cametá

Conforme o Código de Direito Canônico terminado o currículo dos estudos, o diácono, antes de ser promovido ao presbiterato, participem da vida pastoral, exercendo a ordem diaconal por tempo conveniente, a ser determinado pelo Bispo ou pelo Superior maior competente” (cf CDC, 1032 §2).

Assim, Diáconos Transitórios São homens que se preparam para o sacerdócio, recebem a ordenação diaconal antes de receberem a ordenação sacerdotal. O termo “transitório” indica que ele não permanecerá diácono por toda a vida, mas seguirá para a ordenação sacerdotal após um período (geralmente de 6 meses a 1 ano).

Após terem completado os cursos filosóficos-teológicos os dois seminaristas Diego Manoel Trindade Machado e Élito Pantoja Gonçalves responderam SIM ao chamado de Deus, e movidos pelo amor a Cristo, colocam suas vidas à disposição do povo de Deus.

Para confirmar o chamado na noite do dia 25 de abril de 2025, às 18h na Catedral de São João Batista, em Cametá, o bispo diocesano Dom Ivanildo Oliveira Almeida ordenou estes dois jovens que passam a assumir o ministério diaconal com corações cheios de esperança.

Em sua homilia o presidente da ordenação recordou  que “Nós nos colocamos a serviço, a pedra angular não pode ser rejeitada. Recai sobre nós a  jamais rejeitar a pedra. No Evangelho, faz referência a pescar, sabemos que pescar se refere a anunciar. Só na graça do Senhor podemos nos colocar a serviço”, disse Dom Ivanildo.  Lembrou que “nesta noite da oitava da Páscoa nós acolhemos Élito e Diego no ministério de servir a amar. Sejam bem vindos e nos ajudem a servir e amar a Igreja”. completou o bispo.

A Diocese de Cametá, neste ano Jubilar, se alegra ao anunciar a Ordenação de Diaconato Transitório. Este é um momento de grande significado e celebração para toda a comunidade diocesana, marcando a consagração de novos servos comprometidos com a missão da Igreja e o Evangelho de Jesus Cristo.

Inspirados pelos lemas “Eu vim, ó Deus, para fazer tua vontade (Hb 10,7) Diego Machado e “Estar aqui em Vossa presença e Vos Servir (Oração Eucarística II), estes dois jovens são chamados a Proclamar o Evangelho e pregar, Administrar o Batismo, Assistir ao matrimônio, Presidir exéquias (celebrações fúnebres), Exercício da caridade e serviço à comunidade, enfim ser peregrinos de esperança.

A Ordenação Diaconal foi também um convite a toda diocese para renovar seu compromisso para que seja fiel aos propósitos de Deus em suas vidas. Assim, somos todos convidados a participar, a nos unir em oração pelos novos diáconos e a louvar a Deus por este momento de graça para a nossa Igreja particular.

Que esta caminhada rumo ao presbiterato seja repleta de bênçãos e frutos para os novos diáconos. Que, conduzidos pelo Espírito Santo, possam ser testemunhas vivas do amor de Deus, servindo com alegria e fervor as Comunidades Cristãs por onde passarem.

Duas histórias vocacionais

Diego e Élito caminharam com fé e esperança neste processo formativo teológico e espiritual, confiando em Deus e sempre levando a esperança ao mundo.

Manoel Trindade Machado

Filho de Manoel Correa Machado e Idailza Pereira Trindade 

Natural de Cametá

Quase-Paróquia São Benedito

1. Como você percebeu o chamado de Deus?

O chamado de Deus em minha vida se deu pelo profundo e sincero desejo de ajudar minha comunidade, de me doar, de viver para algo maior que mim mesmo, assim pude ir percebendo os indícios da vocação, especialmente para a vida sacerdotal.

2. O que o diaconato transitório representa para você?

O diaconato transitório, para mim, é um tempo sagrado de entrega e serviço, uma ponte entre o chamado inicial e a resposta plena no sacerdócio. É como o momento em que Pedro desce do barco para caminhar sobre as águas: um passo de confiança total, onde se aprende a amar, servir e escutar ainda mais profundamente.

Depois, será um tempo de ser moldado pelo Evangelho, de viver o “ser servo” como Cristo foi, com humildade, com os olhos voltados para o povo e o coração voltado para Deus. Representa o início de um ministério visível, um sinal para a Igreja de que estou a caminho, não por mérito, mas por graça.

3. Qual a palavra que melhor define este momento de expectativa para a Ordenação Diaconal?

A palavra que melhor define este momento é Missão, pois ser diácono transitório é carregar o peso doce da missão, sabendo que cada gesto, cada palavra e cada silêncio é preparação para um “sim” definitivo. É um tempo de amadurecimento, onde o serviço alimenta a alma e a esperança me impulsiona.

O diácono é chamado por Deus, autorizado pela igreja, e ordenado para um ministério de vida a Palavra, Serviço, Compaixão e Justiça 

 

Élito Pantoja Gonçalves

Filho de Emannoel do Espírito Santo Castilho Gonçalves e Maria Lucila do espírito Santo Pantoja

Natural de Igarapé-Miri/PA

Paróquia Sant’Ana

1. Como você percebeu o chamado de Deus?

O chamado de Deus em minha vida, digo que foi percebido no dia-a-dia, no meio familiar, lugar que me ajudou a entender o cuidado para com o outro, o amor entre os irmãos. O lar foi um grande instrumento de ensinamento para mim, em especial, por compreender o amor de cada um para comigo, e a partir desse amor, pude amadurecer o chamado de Deus em minha vida, a desejar, cada vez mais, servir, amar, dispor do que tenho para cuidar do outro.

2. O que o diaconato transitório representa para você?

O diaconato transitório é a vivência mais profunda de Cristo Servidor. É um período para esvaziar-se para que o ministério diaconal se realize de forma plena. Para mim, é um tempo dedicado ao cuidado do irmão, a expressar a caridade entre os homens, a ir ao encontro do outro e comunicar a Palavra de Deus. De fato, é um tempo voltado para desejar configurar a sua vida a vida de Cristo.

3. Qual a palavra que melhor define este momento de expectativa para a Ordenação Diaconal?

Este período de expectativa para a ordenação diaconal é de alegria, de perceber que está finalizando as etapas formativas para ser ordenado.

É olhar para mim e ver a graça de Deus, que agiu em minha vida ao longo desse tempo, e concedeu sempre a Sua luz.

No período de diaconato, diácono Diego vai servir na Quase-Paróquia de São Benedito, em Cametá, e Diácono Élito, na Paróquia São Sebastião, em Breu Branco.

Aproveitando a oportunidade Pe. Irlas Soares das Virgens, Animador Vocacional, deixa uma mensagem especial aos jovens que estão em processo de discernimento vocacional.

No meu coração sinto o chamado… Então é preciso caminhar!

Jovem, você já sentiu no coração uma vontade de fazer algo para a transformação do mundo? Já pensou que pode ser Deus te chamando para a missão de evangelizar os corações?

A vocação ao ministério ordenado, para se tornar um sacerdote, é um dom que o Pai nos concede e a Igreja confirma para o serviço aos irmãos.

Neste Ano Santo, o Jubileu da Esperança, Deus quer encher-nos de viva esperança. Peregrinamos no mundo caminhando rumo ao mundo novo. Somos ‘peregrinos, porque chamados’ a participar do mistério do amor de Deus, que se doa e transborda para a eternidade. Venha participar da missão de Jesus Cristo e doar a tua vida no serviço aos irmãos para a salvação do mundo.

O Senhor te chama. Escute seu chamado e venha fazer uma experiência vocacional!