por Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, SDV
Bispo da Prelazia do Marajó (PA)

“Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus” – versículo 4. Quantas vezes Jesus aparece no meio de nós e a gente não sabe que é Ele. Ele vem a nós no faminto, no sedento, no enfermo, no preso, no migrante, no sem roupa, no idoso, no sem casa, no sem-terra, no sem trabalho, nas vítimas de violências no campo e na cidade, no que sofre discriminação racial, social, religiosa, de gênero. Não façamos como os discípulos. Reconheçamos Jesus nos irmãos empobrecidos, excluídos, marginalizados. Lembremos do que Jesus disse: “Todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequeninos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes” (Mateus 25, 40).

<> “Não pescaram nada naquela noite” – versículo 3. Jesus disse-lhes: lançai a rede à direita da barca e achareis. Lançaram, pois, a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes” – versículo 6. Os discípulos demonstraram confiança na Palavra de Jesus. Fizeram como Jesus mandou. E a Palavra de Jesus se cumpriu. E nós temos tido confiança na Palavra de Jesus? Temos buscado fazer como Ele nos manda?

<> “Jesus disse-lhes: vinde comer!” – versículo 12. Esta preocupação de Jesus seja a nossa, também. Convidemos quem está com fome para comer. Poderemos fazer isto pessoalmente, com nossa família e comunitariamente em nossas Comunidades, Paróquias, através da Caritas e de outras atividades pastorais que buscam amar e servir quem passa fome ou não se alimenta adequadamente.

<> Jesus pergunta três vezes a Pedro se ele lhe ama. Pedro diz que sim. Jesus pede a Pedro para apascentar seus cordeiros e suas ovelhas (conferir versículos 15, 16 e 17). Pedro continuará a missão de Jesus como Bom Pastor. Pedro continuou na história cuidando do povo através do bispo de Roma, o Papa. A pergunta feita a Pedro deveremos deixar Jesus nos fazer. Nós amamos Jesus? Jesus não queria o amor de Pedro para Ele. Jesus mostra a Pedro que quem lhe ama, tem que estar disponível para amar e servir os irmãos e as irmãs. Jesus pediu a Pedro cuida, apascenta meu povo. Esta recomendação de Jesus hoje é dirigida a nós: vamos cuidar e apascentar quem Deus coloca em nosso caminho.