por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB

No domingo passado (18), o Movimento Legião de Maria, da Diocese de Macapá, reuniu-se na paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Igreja Nossa Senhora das Graças, para uma formação sobre as ‘Receitas e Coleta’ dos grupos dos Praesidium, assessorado por Edivan Machado Costa, secretário do Comitê de Santana.

“O objetivo da formação foi falar sobre Contribuições e Receitas, de uma forma geral, apresentando os tipos de contribuições e não somente em dinheiro mas com atuação, participação, disponibilidade, trabalho e ideias que possam ajudar na evangelização. O movimento não tem ajuda financeira para os trabalhadores de implantação, formação e execução de seus planos, tudo depende da contribuição de seus membros que propiciam recursos para os Conselhos como a Cúria, Comitium, Regia, Senatus e Concilium, todos depende de uma pequena coleta realizada nas reuniões dos Grupos denominado de Praesidium.

Outro ponto que trabalhei foi a Fé e a Espiritualidade demonstrada pela relação que o membro tem com os trabalhos do movimento. Levando-o a conhecer a importância tanto da contribuição dos membros para o movimento quanto do movimento para a Igreja, a necessidade de ter uma atuação forte constante e organizada mais para isso acontecer precisamos de firmeza na contribuição tanto financeiro ajudando quem vai mais além, quanto em trabalho na sua comunidade, foi muito bom, gostei muito em poder ter contribuído no esclarecimento um pouco de como e o que o movimento se propõe aos seus membros”, contou Edivan.

O encontro reuniu cerca de 25 pessoas, os coordenadores dos Praesidium e cúrias das paróquias que pertencem a Diocese de Macapá. Para Maria Perolina Castro, presidente do Comitium de Macapá, a formação foi importante porque os presentes puderam se aprofundar e conhecer melhor o trabalho interno da Legião “o objetivo dessa formação foi ter mais conhecimento sobre o que é a legião. E fazer com que os membros pudessem ter contato com os outros irmãos, com os outros praesidium, para troca de experiências”, disse a presidente.

Para um dos membros da Legião, que participou do encontro, Paulo Eduardo Fernandes da Silva, há oito anos no praesidium Maria Passa na Frente, a formação os fez enxergar a importância da corresponsabilidade junto a Legião de Maria “o encontro foi muito bom, os novos ensinamentos e testemunhos apresentados pelo palestrante, com relação à corresponsabilidade, foi importante para que todo membro pudesse conhecer melhor a Legião de Maria. O que nos incentivou a contribuir sempre com o que nós pudermos contribuir de coração, não ficar pensando no que vai ser feito, ou deixa de ser feito com aquele dinheiro, mas que a gente possa doar de coração para que a legião cresça cada vez mais. O trabalho que está sendo desenvolvido aqui em Macapá está começando a crescer, está mudando e isso é muito bom”, falou Paulo Eduardo.

Com a proposta básica de anunciar o Evangelho e através desse anúncio buscar a santificação pessoal e daqueles ao qual se dá o anúncio, os legionários buscam a santificação pessoal, a fim de se tornarem cada dia mais aptos a levar Cristo ao mundo. E foi assim que Daniela Cristina Baía pode perceber e sentir no domingo passado.

“Foi uma tarde de muita espiritualidade que nos fez relembrar o nosso sim a Maria.  E em meio a tantas dificuldades da vida contemporânea e da agitação do mundo. A importância do serviço legionário de estar perto dos que sofrem através das nossas orações e visitas, me emocionou bastante com os testemunhos que tivemos dos membros ativos relatados com tanta emoção sobre esse olhar e cuidado da nossa mãe, nos seus momentos de maior fraqueza e ouvir esses relatos da sua intercessão.  Onde tudo parecia perdido me deixou extremamente emocionada neste dia. E me fez ter mais esperança que estamos caminhando rumo a Jesus pelas mãos de Maria”, finalizou Daniela.