por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
com informações de Lucas Vulcão / Pastoral da Juventude da Diocese de Cametá
A Diocese de Cametá realizou de 16 a 18 de maio, a ‘8ª Missão Jovem Diocesana’, na região transamazônica no município de Pacajá (PA), que reuniu jovens dos municípios de Igarapé Mirim, Cametá, limoeiro do Ajuru, Oeiras do Pará, Mocajuba, Baião, Tucuruí, Paroquia de Novo Repartimento e da própria Pacajá.
Com o tema ‘Juventude em Missão Trilhando o Caminho da Esperança’, e o lema ‘A Esperança não Engana’ (Rm 5,5), o evento iniciou na própria sexta-feira com a chegada dos 250 jovens que participaram de uma Celebração Eucarística preparando-os para as visitas missionárias às 150 famílias nas comunidades do município.
Alexandre Soares Da Rocha, que ja participou de outras seis missões jovens, ficou muito feliz com a realização em Cametá “essa Missão foi muito especial, pois foi o primeiro encontro diocesano da PJ pós pandemia.Foi um sentimento de muita alegria, rever depois de tanto tempo, tantos companheiros de caminhada nesses anos de Pastoral da Juventude. E receber em nossa Paroquia os jovens Missionários de toda a Diocese foi muito importante. Saí com a esperança de que essa missão seja a retomada da Pastoral da Juventude em nossa Diocese”, disse o assessor paroquial.
Para o jovem Sidney Cardoso de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mocajuba, e assessor da Pastoral da Juventude da Área São Marcos, a Missão Jovem o surpreendeu diante das realidades que conheceu “A Missão Jovem sempre nos surpreende, pois é um encontro de realidades diferentes e de diversas vivências. E é isso que faz da Missão Jovem um evento único, porque vamos para um lugar onde nunca estivemos e, mesmo assim, nos propomos a dar continuidade à missão que Jesus Cristo nos deixou — levar o evangelho a toda e qualquer criatura, não importa aonde for”, disse o jovem, que ficou emocionado durante a Romaria no domingo.
“O momento que mais me marcou foi a Romaria da Juventude, que saiu do salão onde o evento estava concentrado até a igreja matriz. A emoção de ver o povo admirando a força jovem naquele evento foi extremamente gratificante, pois aquele movimento era totalmente fora da realidade deles”.
A Romaria da Juventude aconteceu no início da manhã de domingo. Após a mística, a juventude participou de uma caminhada, que percorreu 2km, com a saída da chácara, onde foi realizado o evento, até a Igreja Matriz de Cristo Rei em Pacajá, levando uma mensagem de Paz, Amor e Esperança por dias melhores. Dentre as várias homenagens realizadas durante o percurso a Nossa Senhora de Fátima e a São Luiz Gonzaga padroeiro da Juventude.