Teve início com a Carreata de Maria, realizada no último sábado, 03, em Santarém, mais um Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade e da Diocese localizada na região do Baixo Amazonas, oeste paraense.

Em sua 24ª edição, a carreata iniciou às 15h00 na frente da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Liberdade. Por volta das 17h00 teve início a procissão que conduziu a imagem de Nossa Senhora da Conceição em um andor, no carro da Polícia Civil. Duas horas depois, a imagem chegou à Praça da Matriz, após percorrer 20 km em 12 bairros de Santarém.

Foto: Assessoria de Comunicação da Diocese de Santarém

O evento foi organizado pela Guarda Jovem de Nossa Senhora e pela Comissão do Círio e Berlinda. No trajeto muitas famílias e igrejas homenagearam a Mãe de Jesus.

De acordo com o pároco da Catedral, Pe. Walter Imbiriba: “Todos esses momentos e eventos que antecedem o grande dia do Círio, retratam a fé devocional que nós temos aqui nesta região, a devoção mariana a Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora da Conceição, e percebemos que a cada ano aumenta a participação das pessoas, das famílias, que por vezes até fretam ônibus, caminhões, só para participar destes momentos. Isso tudo nos faz ver que nosso objetivo de evangelização é atingido”, disse o sacerdote.

Foto: Assessoria de Comunicação da Diocese de Santarém

Participando pela primeira vez da carreata, a professora Joseane Pompeu pontuou a emoção e felicidade ao ver o início de mais uma festividade da padroeira da cidade santarena: “Vim a convite de uma colega minha e é a primeira vez que estou aqui, já participo de outros eventos do Círio mas da carreata é a primeira vez e estou emocionada e feliz de estar aqui”, disse.

Os próximos eventos das Festividades de Nossa Senhora da Conceição acontecem nos próximos dias 10 e 11 de novembro com a 34ª Corrida do Círio, 3ª Ciclo Romaria e a 3ª Remaria (romaria a remo). A 100ª edição do Círio de Nossa Senhora da Conceição ocorrerá no dia 25 de novembro. O tema deste ano é: “Maria, Mãe dos Caminhantes”.