Um marco na evangelização da Igreja na Amazônia: 04 de março de 1719 era criada a Diocese de Belém através da bula Copiosus in misericor-dia, do Papa Clemente XI. Celebrando esta memória tri-centenária de missão e presença, toda Igreja de Belém esteve reunida na última sexta-feira, 22, às 19h, na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho).
Milhares de pessoas lotaram as arquibancadas do ginásio e presenciaram uma bonita celebração que iniciou com a entrada solene de elementos memoriais da evangelização amazônica: a Cruz carregada por religiosos; a canoa carregada por ribeirinhos das regiões de ilhas; a imagem de Santa Maria de Belém, padroeira da cidade e arquidiocese, conduzida pelas religiosas; o ambão carregado por jovens e confeccionado em madeira da região. Em seguida, foram chamadas as seis regiões episcopais que hoje compõem a Arquidiocese e suas respectivas paróquias que entraram com seus padres e paroquianos que conduziam o estandarte com a imagem do padroeiro paroquial.
A Missa iniciou por volta das 20h30 e foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello. O metropolita de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, e seus auxiliares, dom Antônio de Assis Ribeiro e dom Irineu Roman, concelebraram juntamente com os demais bispos do Regional Norte 2 da CNBB. Confira as imagens: