A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organizou, com bispos de alguns dos estados mais afetados pela pandemia da Covid 19, uma agenda para discutir as especificidades do avanço da doença em cada estado e as ações da Igreja em realidades distintas, como o avanço da Covid sobre os pobres e periferias, cidades que fizeram o bloqueio total, entre outras.

De acordo com o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, o objetivo da iniciativa é conhecer essas realidades a partir do olhar dos bispos do Brasil, bem como conhecer o que está sendo feito pela Igreja em cada localidade.

As lives acontecerão sempre às quintas-feiras, às 16h30, dos meses de maio e junho, nos canais da CNBB e das dioceses nas redes sociais: facebook.com/cnbbnacional e youtube.com/cnbbnacional. O secretário-geral da CNBB, dom Joel Amado, será o mediador das conversas.

Na primeira live da série, que acontece na próxima quinta-feira, 14 de maio, às 16h30, dom Joel receberá como convidado o arcebispo de arquidiocese de São Paulo, o cardeal Odilo Scherer, também representante da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). O cardeal falará sobre os desafios do avanço do Coronavírus nos grandes centros urbanos, especialmente em São Paulo, um dos estados mais afetados pelo avanço da pandemia. Confira, abaixo, a agenda das lives:

 

CRONOGRAMA, TEMAS E DEBATEDORES

14 de maio

Tema: Os desafios do avanço do Coronavírus nos grandes centros urbanos

Com o cardeal Odilo Scherer, arcebispo da arquidiocese de São Paulo (SP)

 

21 de maio

Tema: A realidade de Manaus e da Amazônia na perspectiva da carta pastoral “Querida Amazônia” em tempos de pandemia

Com dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM)

 

28 de maio

Tema: Cidades que adotaram o “lockdown”, bloqueio total, e a ação da Igreja no Brasil

Com dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luiz (MA)

 

3 de junho

Tema: O Coronavírus, as periferias brasileiras e a ação da Igreja no Brasil

Com o cardeal Orani Tempesta, arcebispo da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)

 

Produção e suporte técnico das lives:

Assessoria de Comunicação da CNBB e assessorias de Comunicação das arqui/dioceses.