Estamos enfrentando uma dura realidade com os povos indígenas em nossa Diocese de Marabá, no sudeste do Pará, devido o avanço do Covid 19, a pandemia do coronavírus nas aldeias destes povos. Há casos confirmados de Covid-19 junto a etnia dos Gaviões, como aos Parkatêgêe Akrãtikatêjê da Terra Indígena (TI) Mãe Maria, município de Bom Jesus do Tocantins, entre os Xikrin Mebengokrena TI Cateté (Parauapebas), entre os Assurini do Tocantins na TI, Trocará (Tucuruí) e relatos de suspeitas de casos entre os Surui Aikewarana TI Sororó (São Geraldo do Araguaia), e pode, rapidamente, se alastrar junto aos outros povos embora sejam tomados todos os cuidados de isolamento social que cada aldeia vem implementando.

Acontece que o sistema de saúde indígena da região é precário e não tem estrutura suficiente para atender a demanda de todos os povos indígenas que necessitam de atendimento médico urgente e diferenciado, teste e matérias de higiene, proteção e prevenção. O sistema de atendimento aos casos de Covid-19 montado pelo Governo do Estado (ampliação de leitos e unidades de tratamento intensivo) em Marabá não é suficiente para atender os mais de 1.300 habitantes da região, encontrando-se em colapso em razão do aumento de casos da população em geral. Se não é suficiente para atender a população de uma forma geral, pior ainda para o atendimento aos povos indígenas que requer cuidados e conhecimentos específicos da cultura indígena.

Estamos encaminhando junto às autoridades, pedidos para que olhem com alegria e amor algumas demandas para a proteção desses povos, como o atendimento médico, montagem de infra-estrutura, testagem da população indígena em relação ao novo coronavírus, fornecimento de proteção e de higiene para a população indígena, fornecimento de alimento e de auxílio à população indígena necessitada.

Como Igreja, estamos unidos aos povos indígenas para que medidas sejam tomadas para conter a proliferação do Covid 19 nessas aldeias que poderiam afetar a vida desses povos indígenas. Pedimos que as autoridades olhem com carinho para eles. O Senhor nos ajude na caminhada. Pedimos a Deus para que possamos superar este momento delicado e, ao mesmo tempo, tenhamos o cuidado com os povos indígenas para que sejam bem assistidos pelas pessoas de boa vontade, o nosso CIMI, e as autoridades.

 

Imagem de Destaque: Edgar Kanaykõ Xakriabá

Dom Vital Corbellini

Bispo de Marabá - PA