foto Sandro Barbosa / Cirio de Nazaré 2025 (Belem PA)

por Dom Vital Corbellini
Bispo da Diocese de Marabá

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, tão presente nas terras do Pará, é uma graça de Deus, uma ação grandiosa feita pelo povo de Deus, carregadas de uma valiosa espiritualidade que nos leva a Maria, a mãe do Salvador e com ela ao seu Filho, Jesus Cristo. Nas ruas, é muito bonita a multidão que caminha ao lado da berlinda como a mãe do Redentor. É bom perceber as expressões do Círio, a sua vitalidade, a sua forma de transcorrer os dias que antecedem e a realização do próprio Círio.

O mês de Outubro

Este mês é percebido como o mês missionário. Jesus nos convida para a missão: “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Os apóstolos foram ao mundo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus. A Igreja católica é a comunidade das pessoas que evangelizam e são evangelizadas, sobretudo com os pobres. Nós somos uma Igreja sempre a caminho da missão. O Círio é uma oportunidade de fazer a missão para levar o evangelho, a boa nova do Reino para as pessoas, as comunidades, as paróquias.

O mês do Círio

O mês de Outubro também é o mês dos Círios de Nossa Senhora de Nazaré. Os eventos são dados em muitos lugares da nossa terra da Amazônia. Nós temos também o círio missionário, ocasião forte de evangelização. São processos de amor à Igreja, para que assim o povo de Deus seja focado pela presença de Maria em suas vidas e de seu Filho Jesus Cristo. O Círio é essencialmente percebido em Jesus Cristo porque nós louvamos a Jesus por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré.

Os temas do Círio

 São diversos os temas do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Eles seguem de uma forma geral ao tema da Campanha da Fraternidade do ano ou ainda temas proveniente da realidade eclesial e social. No Círio de Marabá 2025, nós primamos o tema: Maria, sinal de esperança. Ele está ligado ao ano jubilar onde a Igreja nos convoca a sermos peregrinos da esperança (cfr. Rm 5,5), à indulgência jubilar, à participação e conversão comunitárias. Maria esperava o Salvador. Ela teve a graça de gerar na carne o Filho de Deus. O Verbo se fez carne veio habitar no meio de nós (cfr. Jo 1,14). Pelo Círio são evangelizadas as pessoas e evangelizam outras pessoas.

A espiritualidade marcante

O Círio é uma oportunidade de ler a palavra de Deus, fazer a sua meditação e de praticá-la. É também uma ocasião para rezar o terço pedindo a paz para o mundo, a vida digna para nós e para todos os povos suplicando a Maria, Nossa Senhora de Nazaré, para que ela leve os nossos pedidos ao seu Filho Jesus Cristo. O Círio é vivido por uma espiritualidade marcante porque nós buscamos alcançar a Deus Uno e Trino, a sua gloria, o seu louvor, o seu amor, por intercessão de Maria Santíssima.

A participação contínua

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré convoca a todo o povo cristão, católico, a seguir Jesus Cristo na sua vida familiar, comunitária e social. Como batizados e batizadas são convidadas as pessoas a viver melhor os sacramentos da iniciação à vida cristã, do batismo, crisma e eucaristia. É preciso ressaltar a importância da participação das pessoas para que ela seja contínua, para que assim vivamos bem a vida comunitária, além da familiar, pontos fundamentais do Círio de Nazaré do qual somos convidados a vivenciá-los sempre mais.

Acontecimento popular

O povo vai as ruas participar do Círio der Nossa de Nazaré. Você falou do Círio uma lágrima, um sorriso são dados nos olhos, porque ele é vivenciado, assumido, amado. O Círio é essencialmente popular onde o povo se expressa de diversas formas a sua caminhada através dos pés descalços, pessoas levando algum tijolo na cabeça, pagando promessas, agradecendo graças, ou mesmo as pessoas se agarram na corda da berlinda. As ruas são tomadas pelo povo de Deus numa formidável participação popular porque ama a Maria, ama a Jesus Cristo.

É algo inexplicável

O Círio é algo inexplicável pela alegria e amor manifestados pelas pessoas participantes que viajam de longe, fazendo sacrifícios, renúncias em vista do Círio. É a fé de um povo que vive a graça de Deus pelo Círio e a vida comunitária. O fato é que uma multidão se aglomera ao redor da berlinda de Nossa Senhora de Nazaré. O povo canta alegre por viver mais um círio: É círio outra vez. A palavra de Deus realiza-se no cântico de Nossa Senhora: “Todas as gerações, desde agora me chamarão bem-aventurada, porque o Poderoso fez por mim grandes coisas. Santo é o seu nome” (Lc 1,48b-49). O Círio é vivenciado por milhares de pessoas que buscam em Maria uma vida melhor em vista de sua ligação a Jesus, o seu Filho. Todas as graças vem de Deus Uno e Trino e Nossa Senhora nos ajuda com o Intercessor por excelência, Jesus Cristo a amar a todas as pessoas, sobretudo aquelas mais necessitadas.

A ação e a espiritualidade andam juntas

A nossa vida de seguidores e de seguidoras de Jesus é uma relação profunda de fé e de ação pela Palavra de Deus, pela vida familiar, comunitária, social, pela eucaristia pão para a vida eterna. A ação e a espiritualidade no Círio andam juntas porque não é possível uma separação da fé e da ação na vida nossa e com as outras pessoas. Nós somos convidados a ouvir a Palavra de Deus e a praticá-la. “Bem-aventurados, antes os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam” (Lc 11,28). Jesus prima pelas atitudes de ouvir a sua Palavra e a sua prática. Maria foi a mulher, a serva que ouviu a Palavra do Senhor e a praticou (cfr. Lc 1, 38).

O Reino de Deus

O Reino é o fim maior do qual o Círio é proposto a cada ano na vida das pessoas seguidoras de Maria e de Jesus. O Reino cresce de uma forma grandiosa, como um grão de mostarda por ser a menor das sementes mas quando é lançada na terra torna-se uma grande hortaliça, uma grande árvore (cfr. Mt 13,31-32). O Reino de Deus se faz aqui e agora e um dia na eternidade. O Círio é a grande aglomeração popular do povo de Deus ao redor da berlinda de Nossa Senhora de Nazaré e de seu Filho Jesus Cristo para viver a graça da vida no mundo de hoje e um dia no próprio Reino, na vida eterna.

…..

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/