A Diocese de Marabá realizou, nos meses de fevereiro e março, por meio da Pastoral da Educação, Seminários do Pacto Educativo Global do Papa Francisco nas seis áreas de pastoral: Jacundá, Morada Nova, Araguaia, Carajás, Cidade Nova e Nova Marabá.
Participaram dos encontros educadores e educadoras, Padres, Religiosas e pessoas de boa vontade. A formação visou a importância do Pacto no mundo de hoje, para que a educação seja um ponto fundamental da vida da família, da escola e da sociedade. “O Papa Francisco é um pedagogo no sentido de levar os seres humanos à uma educação integral, que ame a Deus, ao próximo como a si mesmo”, afirma dom Vital Corbellini, bispo da diocese.
O Pacto educativo insere-se na compreensão de um mundo fraterno, no qual a educação é um meio para se criar fraternidade verdadeira. O grande desafio é educar na perspectiva do encontro, do diálogo entre as culturas, religiões e gerações. “O Papa insiste no diálogo, porque é a saída diante dos conflitos entre as pessoas, povos e nações”.
Os encontros foram realizados via online, pela equipe de coordenação diocesana da Pastoral da Educação, com a Coordenadora da Pastoral da Educação do Regional Norte 2, a professora Lady Anne Souza,do Assessor diocesano da pastoral da educação, Padre Thiago Fiuza Lima, e do Bispo diocesano, Dom Vital Corbellini.