por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2
com informações e fotos Basílica Papal de Santa Maria Maior

A Porta Santa da Basílica Papal de Santa Maria Maior será a primeira Porta Santa do Jubileu 2025 a ser fechada, no decorrer de um intenso programa de celebrações que ocorrerá na noite de 25 de dezembro.

A cerimônia, será presidida pelo Cardeal Rolandas Makrickas, Arcipreste da Basílica, terá início com as Segundas Vésperas às 17h (horário local), culminando com o fechamento da Porta às 18h. O celebração será acompanhado pelo som da antiga campana ‘Sperduta’, cujo toque simboliza a antiga campana cuja história é uma alusão ao sentido mesmo da peregrinação, um caminho que não é um vaguear sem rumo e destinado a dispersar-se, mas sim um percurso onde se é acompanhado pelo olhar benevolente do Senhor, que guia os passos de cada homem para uma meta segura.

Este Jubileu instituído pelo Papa Francisco através da Bula ‘Spes non confundit’, mas concluído sob o pontificado do Papa Leão XIV, eleito em maio de 2025, após o falecimento do Papa Francisco em abril do mesmo ano. Este cenário de dois Papas presidindo a abertura e o fechamento de um Ano Santo encontra um paralelo histórico apenas no Jubileu de 1700.

Para a Basílica Papal de Santa Maria Maior, esta circunstância encheu-se de um significado adicional, considerando que o Papa Francisco a elegeu como local do seu sepultamento terreno. O peregrinar jubilar, piedosamente cumprido por milhões de pessoas, tornou-se assim também uma comovente e duradoura homenagem à memória do Papa Francisco, ainda em curso. As longas filas para o acesso, que se desenrolam, com ordem, ao longo de todo o seu perímetro, tornaram-se uma imagem habitual e comunicaram, da forma mais simples mas eficaz possível, o afeto que o ligava ao Povo de Deus. Recordam-se com prazer também as cerca de oitenta visitas efetuadas pelas delegações oficiais provenientes de todos os Países do mundo que quiseram, em nome dos povos e das nações da Terra, rezar sobre o seu túmulo.

O fechamento ocorrerá na noite de Natal, data escolhida por sua profunda ressonância com a Basílica, conhecida como a “Basílica do Santo Natal” e guardiã das relíquias da Sagrada Manjedoura. A passagem de mais de vinte milhões de peregrinos desde 1º de janeiro de 2025, sob o olhar da *Salus Populi Romani*, transformou a peregrinação em uma comovente homenagem à memória do Papa Francisco, que escolheu este local para seu sepultamento terreno.

A Porta Santa em si, obra do escultor Luigi Enzo Mattei e inaugurada por São João Paulo II em 2001, foi aberta pela primeira vez em um Jubileu por Francisco em 2016. Sua iconografia, inspirada no homem do Sudário, representa Cristo em aparição à Virgem Maria, com cenas como a Anunciação, Pentecostes, o Concílio de Éfeso e o Concílio Vaticano II nas laterais, reforçando os dogmas marianos centrais à fé.

A celebração poderá ser acompanhada em live streaming através da página oficial do Facebook da Basílica (@ Basilica Papale di Santa Maria).

……………
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/