
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
Na segunda-feira, 8 de dezembro, durante todo o dia, a cidadania romana e diversas organizações deixarão flores no monumento à Virgem na Piazza Mignanelli. Os primeiros, como tradição, serão os Bombeiros. Às 16 horas chegará Sua Santidade Papa Leão XIV, que será acolhido pelo cardeal vigário Baldo Reina e pelo prefeito Roberto Gualtieri.
Tradição e devoção se fundem na homenagem à Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, por ocasião da solenidade celebrada a 8 de dezembro. Durante todo o dia de segunda-feira, 8, como de costume, grupos e fiéis singulares levarão sua própria homenagem ao monumento dedicado à Imaculada, na Piazza Mignanelli, junto à Piazza di Spagna. Como manda a tradição, os primeiros serão os Bombeiros, em honra aos 220 colegas da corporação que inauguraram a obra em 8 de dezembro de 1857. Às 7 horas subirão até o topo para depositar sua coroa de flores no braço da Virgem. Papa Leão XIV irá participar da celebração e chegará à Piazza di Spagna por volta das 16 horas e será acolhido pelo vigário geral de Sua Santidade, o cardeal Baldo Reuna, e pelo prefeito Roberto Gualtieri, onde permanecerá em oração diante do monumento e deixará uma coroa de flores.
Antes do Santo Padre, haverá numerosos grupos e personalidades que deixarão arranjos florais aos pés da coluna de 12 metros de altura, projetada pelo arquiteto Luigi Poletti, no topo da qual se destaca a estátua em bronze realizada pelo escultor Giuseppe Obici. Às 8h30 o Corpo da Gendarmaria do Vaticano com a sua banda executará um hino à Madona; depois, a paróquia de Sant’Andrea delle Fratte, a Ordem Soberana de Malta, a Legio Mariae, o Círculo S. Pietro, a Fundação Don Gnocchi, a Unitlasi, diversos institutos escolares estarão às 9 horas, na igreja da Trinità dei Monti, onde haverá a Missa, presidida por Monsenhor Francesco Pesce, encarregado diocesano para a Pastoral social e do trabalho, com os trabalhadores das mais importantes empresas romanas, incluindo as municipais e comunais, que se dirigirão após para prestar sua homenagem à estátua mariana.
Animarão o dia os Frades Menores Conventuais da vizinha paróquia dos Santos XII Apóstolos. Na basílica, entre outras celebrações, acontecerá a novena mais antiga à Imaculada de Roma: de 29 de novembro até 7 de dezembro, todos os dias, está prevista às 17h45 a recitação do Rosário e o canto das ladainhas; depois, às 18h30, a Missa presidida por um cardeal com o canto do “Tota Pulchra”, composta justamente por um frade menor conventual, Padre Alessandro Borroni (Senigallia 1820 – Assis 1896).
“Todos os anos, na nossa basílica dos Santos XII Apóstolos, celebramos a novena e a solenidade da Imaculada Conceição, um tempo de graça que ilumina o caminho do Advento, na doce espera do encontro com Jesus, Salvador do mundo”, recorda Padre Francesco Celestino, pároco da basílica. “Os franciscanos nutrem um afeto particular pela Imaculada – sublinha o sacerdote. Basta pensar em tantos santos que amaram profundamente Maria, São Francisco, Santo Antônio de Pádua, Beato João Duns Scotus, São Boaventura, São Francisco Antonio Fasani, São Maximiliano Kolbe. Foi justamente um franciscano, o Papa Sisto IV, em 1477, quem concedeu a licença para celebrar solenemente a festa de 8 de dezembro, lançando as primeiras sementes da atual novena. Ele difundiu amplamente a devoção à Imaculada bem antes da proclamação do dogma por Pio IX em 1854”, disse.
Hoje a ‘Missa nos Santos XII Apóstolos’ será celebrada pelo Cardeal Angel Fernandez Artime, pró-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, bem como legado pontifício para as basílicas papais de Assis. Na quinta-feira, dia 4, é aguardado o Cardeal Claudio Gugerotti, prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais; na sexta-feira, 5 de dezembro, a liturgia será presidida pelo Cardeal Rolandas Makrickas, arceipreste da basílica papal de Santa Maria Maggiore. Por fim, no sábado, dia 6, presidirá o Cardeal Marcello Semerano, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos; no domingo, dia 7, o Cardeal Mauro Gambetti, Vigário Geral de Sua Santidade para a Cidade do Vaticano. Na segunda-feira, 8, a solene celebração eucarística será guiada pelo Cardeal Leonardo Sandri, prefeito emérito do Dicastério para as Igrejas Orientais.
…
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/