por SedCom / Diocese de Óbidos
Na primeira sexta-feira do ano de 2025, dia 03, a Diocese de Óbidos celebrou a abertura do Ano Jubilar com uma concentração na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, seguida de uma peregrinação até a Catedral de Sant’Ana.
Durante o percurso, a Cruz foi levada por vários grupos como o dos acolhidos da Fazenda da Esperança Santa Clara, dos homens, das mulheres, dos coroinhas, dos seminaristas, e os dos sacerdotes. Em seguida, foi realizada a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes. A celebração contou com a presença de padres, diáconos permanentes, seminaristas, e inúmeros fiéis da Igreja Particular.
A celebração que marca o início de um período especial de vivência da graça de Deus na Diocese de Óbidos, é um momento de profunda espiritualidade e renovação da fé, destacando a importância da esperança como um dos pilares da vida cristã. O Ano Jubilar da Esperança foi instituído pelo Santo Padre, Papa Francisco, como um período especial de graça, reflexão e conversão, inspirado no tema da esperança que permeia as Sagradas Escrituras e o magistério da Igreja.
“Cristo é a nossa Paz” (Ef 2,14). Esse é o chamado para viver a reconciliação, a unidade e a paz que Jesus nos trouxe ao entrar em nossa história. É um convite à Igreja e a cada fiel para contemplar o maior gesto de amor da história, o mistério da Encarnação. É tempo de renovar nossa fé e esperança em Deus, que está conosco.
O Jubileu nos convida a mergulhar mais profundamente no mistério da Encarnação e a testemunhar ao mundo o amor transformador de Deus. Celebrado a cada 25 anos, o Ano Santo é um tempo de graça e reconciliação, promovido pela Igreja para fortalecer a fé e a esperança.
Em 2025, sob o lema “Spes non confundit” , com tradução “a esperança não confunde” (Rm 5,5), somos convidados a redescobrir a força da esperança na nossa caminhada cristã.
Dom Bernardo, em sua homilia, ressaltou que o Jubileu é um chamado à reflexão sobre o amor divino e à prática do perdão, valores fundamentais para a vivência cristã. Ao final da celebração, Dom Bernardo abençoou cruzes confeccionadas em madeira, as quais foram entregues aos padres das paróquias e áreas missionárias, ao Barco Hospital Papa Francisco, ao Hospital Dom Floriano, ao Hospital 9 de Abril, e a Fazenda da Esperança Santa Clara.
Ao longo do ano, sempre aos sábados, a Catedral de Sant’Ana, terá um sacerdote atendendo as confissões, no período da manhã, de 8 às 12h. A programação das Paróquias e Áreas Missionárias, serão divulgadas ainda no mês de janeiro.