por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
O Papa Leão XIV iniciou sua mensagem dominical, do Angelus, saudando os catequistas e peregrinos presentes na Praça de São Pedro. Em seguida, manifestou sua profunda preocupação com a situação das vítimas do tufão na Ásia, assegurando suas orações e a solidariedade da Igreja Católica. O pontífice também anunciou um importante evento para a Igreja: a declaração de São John Henry Newman como Doutor da Igreja, que acontecerá no dia 1º de novembro. Essa homenagem reconhece a importância do legado teológico e intelectual de Newman para a Igreja.
A mensagem do Papa Leão XIV no Angelus deste domingo uniu a alegria da celebração da fé com a preocupação pelas vítimas do tufão na Ásia. O anúncio da declaração de São John Henry Newman como Doutor da Igreja é um marco importante para a Igreja Católica, que reconhece a relevância de seu pensamento para a compreensão da fé.
Representantes do Regional Norte, da Arquidiocese de Belém, e Dioceses de Castanhal e Óbidos.
Abaixo a mensagem do Pontífice na integra, abaixo.
ANGELUS
Praça de São Pedro
Domingo, 28 de setembro de 2025
“Queridos irmãos e irmãs!
Dirijo cordialmente a minha saudação a todos vós que participastes nesta celebração jubilar dedicada aos catequistas e, de modo especial, àqueles que hoje foram instituídos neste ministério. Unido a vós, desejo enviar sinceros votos de bom serviço aos catequistas da Igreja inteira espalhada pelo mundo. Obrigado pelo vosso serviço à Igreja! Rezemos por eles, em particular pelos que trabalham nas condições mais difíceis. Deus vos abençoe a todos!
Saúdo os peregrinos da Diocese de Vicenza com o seu Bispo e outros grupos de fiéis provenientes de vários países.
Nestes últimos dias, um tufão extraordinariamente forte atingiu vários territórios asiáticos, em particular as Filipinas, a ilha de Taiwan, a cidade de Hong Kong, a região de Guangdong e o Vietname. Sinto-me próximo das populações afetadas, especialmente as mais pobres, e rezo pelas vítimas, pelos desaparecidos, pelas numerosas famílias desalojadas, por tantas pessoas que sofreram danos, e também pelos socorristas e pelas autoridades civis. Convido todos à confiança em Deus e à solidariedade. Que o Senhor conceda força e coragem para superar as adversidades.
Tenho a alegria de anunciar que, no próximo dia 1 de novembro, no contexto do Jubileu do Mundo Educativo, conferirei o título de Doutor da Igreja a São John Henry Newman, que contribuiu de forma decisiva para a renovação da teologia e para a compreensão da doutrina cristã no seu desenvolvimento.
Confiemo-nos agora à intercessão da Virgem Maria. Ela, que foi mãe e primeira discípula de Jesus, ampare hoje o empenho da Igreja no anúncio da fé”.
……
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.
E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/