por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
No último sábado, 6 de setembro, o Teatro Gasômetro em Belém foi palco da cerimônia de premiação da ‘7ª edição do Prêmio Dom Vicente Zico de Comunicação’, um evento promovido pela Arquidiocese de Belém, através da Pastoral da Comunicação – PASCOM, que contou com a participação de Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém. A iniciativa teve como objetivo valorizar comunicadores cristãos e iniciativas que promovem a evangelização e a sustentabilidade.
Com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura – SECULT, e da Secretaria de Estado de Comunicação – SECOM, a edição de 2025 trouxe novidades, incluindo as categorias “Igreja e Sustentabilidade” e “Comunicador em Destaque – Testemunho de Vida e Comunicação Cristã”. Esta última categoria, escolhida por júri popular, registrou mais de 170 mil votos, demonstrando a relevância da comunicação na missão evangelizadora.
O prêmio homenageia a memória de Dom Vicente Joaquim Zico, Arcebispo de Belém no período de 1971 a 1999, reconhecido por sua habilidade na comunicação e seu compromisso com o diálogo. Este ano, o evento celebrou os 10 anos da encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, reafirmando o compromisso da Igreja com o cuidado da Casa Comum, e se alinhou com a preparação para a COP 30 e o Ano Jubilar da Esperança.
Na categoria “Comunicador Revelação”, Thaina Miranda, representante da Região Episcopal Santa Cruz, da Área Missionária Nossa Senhora da Esperança, foi a grande vencedora. Daniele Azevedo conquistou o segundo lugar, e Kayan Nascimento ficou em terceiro.
O prêmio, que este ano teve como tema “Pelos caminhos da fé, comunicando esperança e cuidando da Casa Comum”, reafirmou a importância da comunicação como ferramenta de evangelização e diálogo com a sociedade.
…….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.
E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/