No segundo domingo de outubro, a Arquidiocese de Belém e a Diocese de Macapá realizaram o Círio de Nazaré com programação adaptada
Na Arquidiocese de Belém, a 228ª edição do Círio foi realizada de forma diferente com uma programação virtual em virtude da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e seguindo todas as orientações das autoridades de saúde. As celebrações ocorreram de portas fechadas para o público com transmissão pela Rede Nazaré de Comunicação.
A programação iniciou na sexta-feira, 9, com celebração eucarística presidida por dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém e vice-presidente da CNBB no Regional Norte 2, na Basílica Santuário de Nazaré. No final da Santa Missa ocorreu a apresentação do manto da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e a bênção da corda do Círio 2020.
No sábado, dia 10, a programação iniciou com Santa Missa na Basílica Santuário de Nazaré. No final da manhã, por volta de 11h30, ocorreu a Descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré no Glória, um dos momentos mais esperados pelos fiéis, realizada este ano de portas fechadas para o público.
Na ocasião, os vigários das oito regiões episcopais da Arquidiocese de Belém receberam a corda do Círio deste ano que foram distribuídas entre as 95 paróquias como forma de viver a festividade da Virgem de Nazaré em unidade com a Igreja de Belém. Ainda no sábado, dom Alberto presidiu celebração eucarística que antecederia a Trasladação, no Colégio Gentil Bittencourt. Finalizando o dia, aconteceu uma bênção com o cônego Roberto Cavalli Jr., cura da Sé, com a acolhida da Imagem Peregrina, na Catedral Metropolitana de Belém.
Na manhã do domingo do Círio,11, o Arcebispo de Belém presidiu Santa Missa na Catedral Metropolitana de Belém, de portas fechadas ao público. Ao final da celebração, Dom Alberto conduziu à Imagem Peregrina para a área externa da Igreja da Sé para bênção.
A Imagem Peregrina seguiu para o Portal da Amazônia, onde embarcou no helicóptero para realizar o sobrevôo sobre os hospitais da Região Metropolitana de Belém. Após o sobrevôo, a Imagem seguiu para o estacionamento do Arraial de Nazaré, onde foi colocada na berlinda e conduzida até a Basílica de Nazaré. A Santa Missa de encerramento do Círio 2020 foi realizada de portas fechadas e presidida por dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém.
Desde o domingo, dia 11, até o dia 26 ocorre a programação da quadra nazarena com Santa Missa às 18h, na Basílica de Nazaré, com a presidência de bispos e arcebispos convidados e lives do Círio Musical. Confira a programação completa aqui.
Reveja a programação do Círio 2020 aqui.
Diocese de Macapá
A Diocese de Macapá também celebrou sua padroeira com o Círio de Nazaré no dia 11 de outubro (domingo) com o tema “Maria de Nazaré Mãe da Vida, Mãe de todas as criaturas” e o lema “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jó 10,10).
A programação teve início no dia 9 de outubro com Círio dos Rodoviários, a primeira romaria da festa, onde a Imagem é trasladada para o município de Santana e recebe homenagens ao longo do percurso.
No dia 10 foram realizadas a romaria fluvial, na qual os ribeirinhos prestaram suas homenagens a Virgem de Nazaré. Neste dia também ocorreu a romaria dos motociclistas. Todas as procissões do Círio de Nazaré foram realizadas respeitando as normas sanitárias de saúde. Ainda na noite do sábado, 10, os fiéis conheceram o manto que adorna a Imagem da Virgem de Nazaré no Círio deste ano. A celebração ocorreu com o público reduzido. Após a Santa Missa, novas comunidades, movimentos eclesiais e grupos participaram de Vigília de Oração.
No domingo, 11 de outubro, a programação iniciou com a Missa do Círio, na Catedral São José, com o número limitado de pessoas. E às 10h, ainda na Catedral, foi realizada uma homenagem as vítimas da COVID-19 no Estado.
E desde o dia 11 está sendo realizada uma programação cultural com o Círio Musical com lives solidárias. Acompanhe pelas redes sociais.
No dia 12 de outubro, Dia das Crianças, foi promovida uma live especial para os pequeninhos com música, brincadeiras e teatros. Acesse a página do Círio de Macapá e confira tudo o que foi realizado.
Foto de capa: Leonardo Monteiro