A Arquidiocese de Belém realizou no último sábado, 17, no Ginásio Poliesportivo de Marituba, a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2018, cujo tema é: “Fraternidade e superação da violência”, e o lema, “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).
A programação de abertura foi marcada inicialmente por uma Celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada pelo bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro. O clero arquidiocesano, seminaristas e religiosos também estiveram presentes na celebração que iniciou por volta das 09h00.
Após a celebração da Santa Missa, houve uma pequena caminhada saindo do Ginásio pela Rodovia BR 316 até a Praça Matriz de Marituba, onde aconteceu o encerramento do momento com uma apresentação teatral retratando alguns tipos de violência. Dom Antônio encerrou com algumas palavras e pediu a Dom Alberto que abençoasse a todos os presentes.
Durante a Caminhada várias pessoas portaram faixas e cartazes com os dizeres, “Fora Lixão”, numa alusão à resistência da população maritubense à ativação de um lixão na cidade localizada na região metropolitana de Belém.
A secretária executiva da CNBB Norte 2, Cristiane Araújo, participou da celebração e caminhada, acompanha da coordenadora da Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte 2, Marie Henriqueta Cavalcante, e da presidente da Fundação Pro-Paz, Mônica Altman. Também esteve presente a Ir. Marlúcia Cascaes, presidente regional da Conferência dos Religiosos do Brasil.