Com informações de Arquidiocese de Belém 

A Arquidiocese de Belém começa os preparativos da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (CFE2021), que este ano tem como tema: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” – e do lema – “Cristo é a nossa paz do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14a).

“A sinalizar que o diálogo é o nosso melhor testemunho. A fé nos lembra de que Cristo é nossa Paz e nos anima a prosseguir pelo caminho da unidade na diversidade. Com ela, afirmamos que a fraternidade e o diálogo são compromissos de amor, porque Cristo fez uma unidade daquilo que era dividido. A escolha por testemunhar a fé vivida em diversidade desafia-nos a realizar a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021”.

Devido às recomendações da COVID-19 haverá mudança na formação e a abertura da Campanha na Arquidiocese de Belém. Não haverá estudo nas regiões e nem abertura com a participação livre dos fiéis, apenas os convocados.

Formação

Na manhã do último sábado, 30, ocorreu o Encontro da 5a Campanha da Fraternidade Ecumênica na Arquidiocese de Belém. O evento foi organizado pela Coordenação de Pastoral, na pessoa do Cônego Sílvio Trindade, com o apoio do Ministério da Caridade. Este momento de reflexão reuniu 30 lideranças presenciais, respeitando todos os protocolos de prevenção ao covid-19. E ainda foi transmitido pela página do Facebook do Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Belém.

Estiveram presentes Francisco Araújo, OFS (Articudor da Campanha da Fraternidade CNBBN2), Raimunda Miranda, representante da Igreja Católica no Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs- CAIC e articuladora da Pastoral Ecumênica junto ao Padre Francisco Nunes. O evento foi honrado também, com a contribuição do Reverendo Marcos Barros – Igreja Anglicana e presidente do CAIC.

Materiais foram disponibilizados a todas as forças vivas da Arquidiocese para que possam fazer ecoar esta Campanha em suas bases de atuação. No dia 20 de fevereiro haverá Celebração Ecumênica, a ser transmitida ao vivo para todo o povo de Deus.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica

A campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 será lançada em todo o Brasil na Quarta-Feira de Cinzas, 17 de fevereiro.  Na Arquidiocese a abertura será com uma celebração Ecumênica, no dia 20 de fevereiro, no Auditório da Cúria Metropolitana, com programação das 8h às 12h, com a participação dos vigários episcopais, articuladores das dimensões pastorais e conselho Amazônico de Igrejas Cristãs- CAIC.