por Aritana Aguiar / Ascom Arquidiocese de Santarém

Na noite desta sexta-feira, 6 de março, a Arquidiocese de Santarém realizou a Missa de Abertura do Ano Jubilar Franciscano. A celebração ocorreu na Igreja São Francisco de Assis, no bairro Caranazal, e reuniu muitos fiéis que vivenciaram este momento em clima de fraternidade, comunhão e espiritualidade. O Ano Jubilar Franciscano, proclamado pelo papa Leão XIV, faz memória dos 800 anos da Páscoa de São Francisco de Assis.

Antes do início da celebração eucarística, os participantes do Conselho Arquidiocesano de Pastoral viveram um momento de oração, seguido de uma procissão em direção à igreja, preparando a comunidade para a abertura solene deste tempo jubilar na Igreja Particular de Santarém.

A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Irineu Roman, e contou com a participação de padres, diáconos, religiosos, religiosas e lideranças leigas das diversas paróquias e comunidades da Arquidiocese.

No início da celebração, os fiéis foram acolhidos com a saudação franciscana “Paz e Bem”, recordando o espírito de fraternidade vivido por São Francisco de Assis.

Durante os ritos iniciais, foi realizada a entrada da imagem de São Francisco de Assis, conduzida pelas irmãs franciscanas e colocada ao lado do altar, como sinal da presença e da espiritualidade franciscana que anima a caminhada da Igreja.

Após a saudação inicial de Dom Irineu, houve a narrativa do trânsito de São Francisco, acompanhada da entrada de símbolos e fotos que recordam a presença e a missão franciscana na Igreja de Santarém.

Em sua homilia, o arcebispo recordou que a Igreja de Santarém possui profundas raízes e princípios franciscanos. “A história da Igreja Local nesta região da Amazônia nos lembra que o carisma franciscano marcou o início do anúncio da fé cristã nesta região. Por isso, somos muito gratos a Deus e aos missionários e missionárias, vivos e falecidos, que atuaram e continuam atuando nesta região amazônica”, recordou.

“Celebrar o Ano Franciscano significa resgatar e valorizar toda a ‘paz e o bem’ vivenciados e realizados nesta Arquidiocese de Santarém, ao longo de muitos anos, até hoje”, destacou Dom Irineu.

No contexto atual, o arcebispo também salientou a presença franciscana na Arquidiocese: “Nós temos 10 congregações ou ordens religiosas masculinas e femininas atuantes nesta Igreja Local que anunciam o carisma franciscano a partir da fraternidade, da amizade, da fé, da paz e do bem, do cuidado com a vida e, também, do cuidado com a Casa Comum, porque São Francisco chamava de irmãos e irmãs toda a criação”.

A celebração contou ainda com uma apresentação do Grupo Franciscano de Teatro Kabi Kaxi e do Coral das Crianças da Paróquia São Francisco de Assis, que recordaram, de forma artística, aspectos da vida e do testemunho de São Francisco.

Ano Jubilar Franciscano

O Ano Jubilar Franciscano foi proclamado pelo Papa Leão XIV em memória dos 800 anos da morte de São Francisco de Assis, ocorrida em 3 de outubro de 1226. O jubileu está sendo celebrado em toda a Igreja no período de 10 de janeiro de 2026 a 10 de janeiro de 2027, como um tempo privilegiado de renovação espiritual, conversão e fortalecimento da fé.

A abertura do Ano Jubilar Franciscano convida toda a Igreja particular de Santarém a viver, ao longo deste período, a espiritualidade de São Francisco de Assis, marcada pela fraternidade, pelo cuidado com a criação e pela opção pelos pobres, inspirando uma caminhada de conversão e compromisso com o Evangelho.

Assista a celebração no link do Canal do Youtube da Arquidiocese, abaixo:

youtube.com/watch?time_continue=2&v=cfNvD2LIacY&embeds_referring_euri=https%3A%2F%2Farquidiocesedesantarem.org.br%2F&source_ve_path=Mjg2NjY

…….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/