por Pascom / Arquidiocese de Santarém

A Arquidiocese de Santarém, através da Paróquia São Paulo Apóstolo, com sede na comunidade Jacamim, Rodovia Santarém-Curuá-Una, realiza no dia 29 de março, sábado, uma Missão Jovem na comunidade indígena Açaízal. A programação inicia às 13h30 com visita missionária às famílias da comunidade e encerra com a Santa Missa, às 19h30.

O objetivo da missão é fortalecer nos jovens uma Igreja cada vez mais próxima, sentindo no corpo e na alma o dia a dia das pessoas, com suas lutas, sonhos, alegrias e dores cotidianas.

O pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, padre Cleonildo Paulo, explica como surgiu a ideia de realizar esta iniciativa para os jovens: “Percebemos que, às vezes enquanto Igreja, ficamos parados, passivos. Se não houver um ‘choque’, se não tiver uma atenção especial, ficar apenas nos encontros do Crisma, eles vão para casa e ficam numa realidade monótona. Nós queremos fazer com que os jovens se apaixonem por Cristo, por sua Igreja e pela missão. Não queremos jovens que recebam o sacramento do Crisma sem sequer terem tocado e experimentado a missão propriamente dita”.

“Queremos fazer com que os jovens estejam em saída, e é essa a proposta da Igreja, do nosso atual pontífice, e nós estamos em total comunhão com este pensamento. O objetivo é fazer com que nossa juventude tenha de fato um coração missionário, experimente na veia, na alma, no coração o sentir da realidade do povo e, assim, sonhamos, desejamos que haja uma conversão missionária, com essa proximidade dos jovens com o povo de Deus, especialmente de comunidades mais distantes da zona urbana. Desejamos que cada jovem se converta cada vez mais à missão, à espiritualidade missionária, ao anúncio do Evangelho. É o que desejamos também para toda a nossa Igreja.

Segundo a coordenação, esta iniciativa busca fortalecer a espiritualidade missionária dos jovens crismandos e do Grupo de Jovens do Jacamim.

Nesta missão, também participam os pais, mães dos crismandos e os catequistas da paróquia.