
por Vívian Marler / Assessora de omunicação do Regional Norte 2
São Sebastião, um mártir cristão venerado por sua coragem e fé inabalável, é celebrado anualmente em Santarém e região com intensas programações religiosas e sociais. De 10 a 20 de janeiro, diversas comunidades e paróquias promovem festividades em honra ao santo, unindo fiéis em momentos de oração, cultura e confraternização.
As celebrações abrangem várias áreas da Arquidiocese de Santarém, destacando-se as festividades no Quilombo Murumurutuba, na Paróquia São Sebastião (bairro Prainha), na Paróquia São Paulo Apóstolo (Jacamim) e na Comunidade São Sebastião (bairro Maracanã I), além da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Prainha (PA).
Quilombo Murumurutuba: Fé e Tradição Comunitária
O quilombo Murumurutuba, pertencente à Paróquia São Paulo Apóstolo, está celebrando São Sebastião de 10 a 20 de janeiro com foco na união e espiritualidade. Inspirada na oração “São Sebastião, afaste a fome, a peste e a guerra”, a festa envolve diversas comunidades e grupos organizados.
A programação teve início com a transladação da imagem no dia 10, seguida pelo Círio para a Igreja São Sebastião no dia 11. As celebrações noturnas durante a semana contaram com a participação das comunidades das vilas locais. O ponto alto será a Missa Solene em honra a São Sebastião no dia 20 de janeiro, às 19h30.
A festividade também inclui programação social, como amistoso esportivo (dia 17), leilão (dia 18) e bingão (dia 24), promovendo integração.
Paróquia São Sebastião (Prainha): Fé, Ação e Confraternização
Com o tema “São Sebastião, exemplo de fé e ação”, a Paróquia São Sebastião, no bairro Prainha, realiza sua tradicional festividade de 11 a 20 de janeiro.
As celebrações eucarísticas ocorrem diariamente, com missas às 19h30 na quinta (15) e sexta (16), e missas às 8h e 19h no domingo (18). O encerramento, no dia 20, será marcado pela procissão de encerramento às 17h30, seguida da celebração eucarística.
Culturalmente, a festa oferece atrações como a animação da Banda Savana (dia 16) e o tradicional Bolerão da 100 no sábado (17). O domingo (18) terá a participação do MCC e animação de Carimbó na Praça, seguido pela Noite do Show de Prêmios na segunda (19). O dia 20 de janeiro se encerrará com um momento de carnaval animado por Waltinho e banda.
Paróquia São Paulo Apóstolo (Jacamim): O Grito da Voz
Na Comunidade Estrada Nova, a Paróquia São Paulo Apóstolo realiza sua festividade de 13 a 20 de janeiro de 2026 sob o tema “Uma flecha não bastou pra calar a sua voz”. A programação foca em celebrações nas residências, animação e atividades fraternas.
O marco oficial da festa foi a abertura no dia 16, com Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom Irineu Roman. A programação segue com Santa Missa no sábado (17) e, no domingo (18), haverá Missa às 9h30, seguida de almoço comunitário, leilão e sorteio da rifa. A encerração será na terça (20), com celebração às 20h.
Comunidade São Sebastião (Maracanã I): Moradia e Dignidade
A Comunidade São Sebastião, do bairro Maracanã I, ligada à Paróquia São Mateus, celebra de 16 a 20 de janeiro com o tema “São Sebastião fazei habitar em cada ser humano a Graça Divina” e o lema “Promover moradia e dignidade para todos”.
A abertura ocorreu no dia 15 com Adoração e traslado da imagem. O Círio Luminoso marcou o início oficial no dia 16, seguido da programação social. De 17 a 19, as celebrações ocorrem às 19h30. O ponto alto será a celebração solene no dia 20 de janeiro, às 19h30, seguida de programação social.
Paróquia Nossa Senhora das Graças (Prainha – PA): Missão e Testemunho
Em Prainha (PA), a Paróquia Nossa Senhora das Graças realiza sua festa de 17 a 20 de janeiro, iluminada pela oração “São Sebastião, intercedei por nós, tornando-nos fiéis missionários de Cristo”.
A liturgia começou no sábado (17) com a saída da imagem, a 9ª Novena e a Santa Missa de Abertura presidida pelo padre Rafael Luiz Sanches. No domingo (18), haverá Celebração do Sacramento do Batismo pela manhã e Missa à noite. A festividade encerra na terça (20) com a tradicional Procissão às 18h, seguida da Derrubada do Mastro e Santa Missa de Encerramento, reunindo diversos grupos pastorais.
As diversas festividades reforçam o compromisso comunitário e a fé dos devotos de São Sebastião em Santarém e região, prometendo dias intensos de devoção e união popular.
…….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/