por Arquidiocese de Santarém
De 6 a 14 de setembro de 2025, a Arquidiocese de Santarém realiza a Semana do Dízimo, com o tema “A Esperança não decepciona”. O objetivo é conscientizar os fiéis sobre a importância do dízimo como gesto de amor, compromisso com a comunidade e partilha fraterna.
A missa de abertura é neste sábado, 6 de setembro, às 19h30, na Igreja São Sebastião, no bairro Prainha, reunindo fiéis de diversas paróquias da cidade de Santarém. A celebração será transmitida pela Rádio Rural 91.1 FM.
Durante toda a semana, as paróquias e comunidades da Arquidiocese irão promover reflexões, encontros e celebrações voltadas à espiritualidade do dízimo, fortalecendo a vivência comunitária e missionária da Igreja.
A temática da Semana do Dízimo está em sintonia com o Jubileu da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco. Em sua mensagem para a ocasião da Senana do Dízimo, o Arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, destacou:
“A esperança cristã não é apenas um sentimento, mas uma virtude que transforma vidas. Que esta Semana Arquidiocesana do Dízimo nos conecte a todos os agentes da Pastoral do Dízimo e aos dizimistas de nossas comunidades, a fim de que possamos ser cada vez mais corresponsáveis na partilha dos bens em prol da comunhão de todos.”
E acrescentou: “O Jubileu da Esperança é um tempo único, um presente de Deus para a humanidade. Que o dízimo doado e ofertado seja um sinal de esperança a serviço da Evangelização, da Liturgia e da Caridade em nossa Igreja Particular de Santarém.”
A Semana do Dízimo é apresentada como um convite aos católicos para renovarem o compromisso de fé, reconhecendo que tudo o que possuem é dom de Deus e que a partilha é uma forma concreta de viver a gratidão.