
por Aritana Aguiar / Ascom Arquidiocese de Santarem
No dia 27 de dezembro, sábado, a Arquidiocese de Santarém realizou a Missa de Encerramento do Ano Jubilar, conhecido como Jubileu da Esperança. A celebração ocorreu na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, e presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman. Esse momento especial contou com a presença de padres, diáconos, seminaristas e lideranças leigas da cidade de Santarém.
A liturgia marcou não somente o fechamento de um ciclo celebrativo, mas também um convite à continuidade da vivência da fé na realidade das comunidades.
Durante a homilia, Dom Irineu destacou o significado do jubileu para a vida da Igreja. “O Papa Francisco, ao proclamar o Ano Jubilar, antes da sua partida para o céu, disse que seria um marco de graça e renovação espiritual para a Igreja, oferecendo aos fiéis a oportunidade de divulgar a fé e vivenciar de forma concreta o amor de Deus”.
Dom Irineu enfatizou ainda que, durante suas viagens pastorais nos sete municípios que formam a Arquidiocese de Santarém, o tema esperança foi adotado nas comunidades, principalmente nas festas de padroeiros.
“Sob o lema ‘A esperança não decepciona’, inspirado em Romanos, capítulo 5, versículo 5, o Jubileu trouxe uma mensagem de esperança e perseverança em todas as comunidades de nossa arquidiocese de Santarém”, ressaltou.
O arcebispo ainda frisou que o tempo do Jubileu da Esperança foi um tempo especial da graça do Senhor para aprofundar o relacionamento com Deus. Ele lembrou que esse tempo se apresentou como um tempo de conversão, penitência e renovação espiritual. “Um período em que a Igreja nos chamou a retornar ao essencial da fé, não perder a fé, recuperar a fé perdida, recuperar a esperança.”
Ano Jubilar
O Jubileu da Esperança foi proclamado pelo Papa Francisco em 2024, iniciando ainda no mesmo ano, no dia 24 de dezembro, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano. No mundo, o encerramento do Ano Jubilar acontece no dia 6 de janeiro, com o fechamento da Porta Santa da Basílica de São Pedro e a Santa Missa.
Este ano jubilar trouxe o tema “Peregrinos da Esperança”, por isso ficou conhecido como Jubileu da Esperança. Um tempo de graça, renovação da fé, conversão e perdão.
………….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/



