por Ascom / Arquidiocese Santarém

A Arquidiocese de Santarém divulgou oficialmente nesta sexta-feira, 30, a carta de convocação para a vivência e celebração do Ano Jubilar Franciscano (2026–2027) em sua Igreja Particular. A Missa de Abertura acontece no dia 06 de março (sexta-feira), às 19h, na Igreja Matriz de São Francisco de Assis, no bairro Caranazal, e marcará o início deste tempo especial proclamado pelo Papa Leão XIV por ocasião dos 800 anos da morte de São Francisco de Assis, testemunha luminosa de fé, humildade, fraternidade e amor à criação.

Dirigida aos sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, bem como a todos os fiéis, a convocação convida toda a Igreja Particular de Santarém a viver este tempo jubilar como uma oportunidade privilegiada de graça, renovação espiritual, conversão pastoral e fortalecimento da comunhão eclesial, à luz do carisma franciscano.

Segundo o documento, a Arquidiocese de Santarém possui raízes franciscanas, que remontam aos primórdios da evangelização no território amazônico. Essas raízes marcaram decisivamente a história, a espiritualidade e a missão da Igreja local, desde o anúncio da Boa-Nova do Evangelho até os dias atuais.

O Ano Jubilar Franciscano teve início no dia 10 de janeiro de 2026 e se estenderá até 10 de janeiro de 2027, constituindo-se como um tempo especial para o resgate da história, o aprofundamento da espiritualidade e o fortalecimento da missão franciscana na Igreja e na sociedade.

A celebração de abertura do Ano Jubilar Franciscano, na Igreja de Santarém, reunirá fiéis, pastorais, movimentos e comunidades em um momento solene de fé e comunhão.

Ao longo do Ano Jubilar, a Comissão Organizadora promoverá diversos eventos e atividades de caráter celebrativo, formativo e espiritual, com o objetivo de favorecer a vivência jubilar, o aprofundamento da espiritualidade franciscana e o renovado compromisso com o Evangelho.

Na carta de convocação, Dom Irineu Roman, CSJ, Arcebispo Metropolitano de Santarém, convida todos a participarem com espírito de comunhão, fé e renovação, para que este tempo jubilar seja uma verdadeira experiência de conversão pessoal e comunitária.

Confira abaixo a carta-convocatória.

Convocação Ano Jubilar Franciscano (1)

 

…….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/