por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
com informações do Dicasterio para a Comunicação do Vaticano

A partir de hoje, Leão XIV usará as contas do X @Pontifex que o Papa Francisco utilizou e, anteriormente, Bento XVI, e que, publicado em nove idiomas (inglês, espanhol, português, italiano, francês, alemão, polaco, árabe e latim) que já somam no total 52 milhões de seguidores. Ainda nesta manhã, antes do anuncio, a conta no instagram do Pontífice continha 597 mil de seguidores, e os números de seguidores continuam crescendo e já somam 905 mil, às 17h10, horário de Brasilia.

Os conteúdos publicados pelo Papa Francisco foram arquivados na secção correspondente do sítio web institucional da Santa Sé, Vatican.va. No Instagram, a conta do novo Papa chama-se @Pontifex – Pope Leo XIV, e é a única conta oficial do Santo Padre nesta plataforma, em continuidade com a conta do Papa Francisco, @Franciscus.

Aos que desejarem acessar os conteúdos publicados na conta @Franciscus poderão fazê-lo como arquivo comemorativo “Ad Memoriam”.

A presença dos Papas nas redes sociais começou em 12 de dezembro de 2012, quando o Papa Bento XVI lançou a conta @Pontifex no então Twitter; poucos meses depois, foi retomada pelo Papa Francisco. A este canal foi adicionada, em 19 de março de 2016, a conta oficial no Instagram, chamada @Franciscus.

A atividade do Papa Francisco nas redes sociais foi muito significativa, quando um total de cerca de 50.000 posts, publicados nas nove contas de @Pontifex e em @Franciscus, quando, quase que diariamente eram postadas breves mensagens de caráter evangélico ou com exortações a favor da paz, da justiça social e do cuidado da criação; e alcançou uma grande interação, especialmente nos tempos difíceis, em especial em 2020, devido à pandemia, as suas mensagens foram vistas 27.000 milhões de vezes.