por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
O Conselho Missionário Regional (COMIRE), instância dos Conselhos Missionários responsável por articular a natureza da Igreja e o espírito missionário de Jesus de Nazaré, realizou sua assembleia anual na sede do Regional Norte 2 da CNBB, em Belém, entre os dias 12 e 15 de setembro.
O encontro reuniu 14 grupos missionários das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias do Pará e Amapá, com o objetivo de fortalecer a formação e a espiritualidade missionária de todos os batizados. A temática central da assembleia foi o compilado de informações debatido no Conselho Missionário das Américas (CAM6), realizado em novembro de 2024 em Porto Rico, em preparação para o CAM7, que acontecerá em 2029 em Curitiba (PR).
Carlos Alfione Santos, do Conselho Missionário da Diocese de Macapá (COMIDI), compartilhou: “Ao longo desses três dias, junto com leigos, padres e seminaristas, discutimos a missionariedade no nosso regional. Trabalhamos também a questão do novo Programa Missionário Nacional, que foi distribuído para todas as dioceses do Brasil. Estamos levando esse material formativo para a nossa diocese, para ser trabalhado com todas as nossas forças missionárias. Ficou decidido que, em 2026, todas as forças missionárias das dioceses participarão do próximo encontro para que juntos possamos buscar soluções para trabalhar melhor em nossas regiões.”
Durante a assembleia, foram discutidos problemas que afetam as paróquias e dioceses, buscando as melhores soluções para que seus membros possam atuar como missionários.
Dom Paulo Andreolli, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, destacou a importância do encontro: “A Assembleia do Conselho Missionário Regional, com a participação de 14 grupos missionários de todo o nosso Regional, foi uma experiência muito positiva, na qual nos renovamos no ardor missionário. Aprofundamos o Programa Missionário Nacional, que é o projeto para os próximos anos da ação missionária da Igreja do Brasil, e também o Congresso Americano Missionário. Foi um momento de fortalecimento do espírito missionário, de formação e de articulação. Nos deixamos com a missão de trabalhar para que os conselhos diocesanos possam acontecer também, e para que as obras da infância missionária, adolescência missionária, juventude missionária e família missionária aconteçam em nossas dioceses. Conto com a colaboração de todos os padres, bispos e lideranças da nossa Grande Regional Norte.”
Irmã Eliane Santana, secretária e assessora do Conselho Missionário Nacional (COMINA), complementou “foi uma experiência intensa e muito boa. Trabalhamos três dias com o caminho do CAM6, com toda a nossa caminhada como regional e como Brasil. O Congresso Americano Missionário não é apenas um evento, mas uma ação para fortalecer a caminhada missionária da Igreja no Brasil. Nesses dias, trabalhamos também o Programa Missionário Nacional, que é essa proposta de caminho sinodal missionário.”
Malilia Carvalho, articuladora da Juventude Missionária no Estado do Pará, falou da alegria de ter participado da Assembleia: “Foi uma alegria partilhar com tantos missionários, com tanta gente que trabalha a missionariedade nas suas dioceses, nas suas paróquias, na sua comunidade. Esse momento é um momento de reencontro, um momento de formação. São momentos de comunhão, mas principalmente momento que possamos partilhar as nossas vivências para que, chegando na base, possamos motivá-los e incentivá-los. E que eles possam sempre refletir esse amor de Deus através da oração, através da missão, já que a igreja nasce missionária. Por isso é tão importante estarmos aqui reunidos para celebrarmos, mas também para fortalecer o nosso espírito missionário. Jovens missionários, sempre solidários”.
…….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.
E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/