por SedCom / Diocese de Óbidos
A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, em atividade da Pastoral da Criança, participou, de 5 a 7, da ‘Assembleia Estadual do Pará’, realizada na diocese de Abaetetuba, na região nordeste paraense. O coordenador diocesano, Osmar Melo, representou a Diocese de Óbidos nesse encontro, que reuniu todos os coordenadores em nível de arquidioceses, dioceses e prelazias.
A equipe de coordenação estadual conduziu o encontro, que contou com a participação dos representantes da prelazia de Marajó, diocese de Óbidos, diocese de Abaetetuba, diocese de Cametá, diocese de Ponta de Pedras, diocese de Marabá, diocese de Xingu-Altamira, diocese de Bragança, diocese de Castanhal e Arquidiocese de Belém.
Com o objetivo de realinhar reposições estratégicas para desenvolver a missão e as ações da Pastoral da Criança, seguindo as cinco diretrizes Celebrar, Animar, Partilhar, Acompanhar e Planejar. Durante a assembleia, foi realizada a avaliação das atividades desenvolvidas no ano corrente e a mensuração de dados em comparação com o ano anterior. Foram apresentados relatórios sobre a quantidade de gestantes e crianças acompanhadas, o número de voluntários e de comunidades ativas, além da prestação de contas em níveis paroquiais e diocesanos. No último dia da assembleia, foi realizado o planejamento de atividades para o ano de 2025, levando em consideração a realidade de cada uma.
A Pastoral da Criança atua, exclusivamente, em áreas carentes, trabalhando para reduzir a mortalidade infantil, a desnutrição, o analfabetismo e a exclusão social. A partir da construção da cultura de paz age na prevenção da violência praticada no cotidiano familiar. A Pastoral da Criança baseia suas ações na organização comunitária e no treinamento de líderes comunitários que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas. Além disso, atua de forma permanente e ativa no Controle Social das Políticas Públicas, em todos os níveis da federação.