Em meio à reunião do clero arquidiocesano, na última quinta-feira (22), foi lançado por dom Alberto Taveira Corrêa o projeto e logotipo comemorativo aos 300 anos de instalação da Diocese de Belém do Pará. A cerimônia foi realizada na Catedral Metropolitana de Belém. Acompanhado por seu bispo auxiliar, dom Antônio de Assis, e pelos vigários gerais da Arquidiocese de Belém, Mons. Marcelino Ferreira e Mons. Raimundo Possidônio (Cid), o arcebispo metropolitano, dom Alberto, iniciou a cerimônia de lançamento do projeto recordando com fatos a importância da atuação da Igreja Católica em terras amazônidas. “No próximo ano nossa Igreja de Belém viverá um tempo único, celebraremos este ano jubilar, teremos também o Sínodo para a Amazônia que significa um momento de muita importância para nossa caminhada”, destacou.
Embora seja Arquidiocese desde 1906, foi em 1719 que o Papa Clemente XI através da bula “Copiosus in Misericordia”. A atitude do pontífice marcou um novo passo da Evangelização da Igreja na Amazônia que até então contava somente com a Diocese do Maranhão.
Monsenhor Cid apresentou o projeto e logotipo do ano jubilar, destacando no logo as formas e cores. “Percebemos que as formas apontam para o lado direito e para cima, é para onde devemos caminhar: para frente e para o alto”. Segundo o sacerdote, as cores verde, ouro e marrom também possuem representatividade: “Com a cor verde queremos destacar nosso espaço geográfico, a Amazônia; o ouro nos lembra nossas riquezas e o marrom os rios que nos cercam, sobretudo os Rios Pará e Guamá, os dois maiores rios que rodeiam nossa arquidiocese”.
Para celebrar os 300 anos da Diocese de Belém, haverão também várias datas celebrativas. Em 22 de fevereiro, na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), será presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil uma ‘Celebração Eucarística de Ação de Graças’ pela data. Além disso, nas sete regiões episcopais da arquidiocese ocorrerão semanas missionárias organizadas por dom Irineu Roman, bispo auxiliar. As semanas missionárias serão realizadas entre março e agosto do próximo ano. Haverão ainda outras celebrações como ordenações diaconais, sacerdotais, a Missa da Unidade na quinta-feira santa, etc.
Norteando as celebrações, o tema: “Anunciando o Evangelho de Jesus Cristo na Amazônia”, pontua a missão de evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia. O lema, tirado do Evangelho de Marcos (16,15), é: “Ide e anunciai…”.