por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
Na manhã de ontem, 31/8, Belém se tornou palco de uma grande manifestação em defesa da vida e da família. A ’10ª Caminhada pela Vida e pela Família’, organizada pela Pastoral Familiar da Arquidiocese de Belém (PA), atraiu centenas de participantes, incluindo agentes de pastorais, movimentos pró-vida, padres, religiosos, alunos de escolas católicas e fiéis de diversas paróquias.
O evento teve como objetivo despertar a consciência sobre a importância da vida em todas as suas fases, promover a cultura da paz e valorizar a família como base da sociedade. A concentração ocorreu no cais do porto, ao lado da Estação das Docas, de onde os participantes seguiram em procissão até a Basílica de Nazaré.
Ao longo do percurso, a caminhada foi animada por uma banda católica e mensagens formativas, com paradas temáticas sobre o “Tempo de Júbilo em nossa vida”, a “Defesa da Vida” e o “Cuidado com os Próximos como ato de amor”. O tema central deste ano foi “Família, Peregrina da Esperança e da Vida”, com destaque especial para a importância da adoção.
“Com alegria e convicção, defendemos a vida, um dom precioso de Deus. Nossa união hoje reflete o reconhecimento desse presente divino, presente em cada respiração e batida de nossos corações. Em tempos difíceis, onde a vida humana, especialmente a mais frágil, é descartada, o Evangelho nos inspira a cuidar dos indefesos, como crianças e idosos. Nossa defesa se estende ao nascituro, aquele que não tem voz nem vez, mas que merece ser visto e ouvido. Acreditamos que a família é um dom precioso, berço da vida e base de uma sociedade forte. Não há futuro sem famílias, e depende de nós zelar pela vida em nossos lares, valorizando aqueles que Deus nos confiou. Ser pró-vida vai além de levantar bandeiras; exige gestos concretos. Acolhamos mulheres grávidas em situação de risco, protejamos as crianças da violência e abuse, defendamos o nascituro e eduquemos nossos jovens na fé e nos valores familiares. Ao dizer ‘sim’ ao plano de Deus, reconhecemos que cada pessoa é imagem e semelhança divina. Valorizar o próximo é o primeiro passo para nos tornarmos verdadeiros defensores da vida, contemplando no rosto humano o rosto de Deus. Que nossas palavras e atitudes sejam um testemunho forte na sociedade, mostrando que Deus é o Deus da vida, que promove e não a morte. Sejamos sementes da vida neste mundo, fazendo a diferença com nosso testemunho e nossos gestos”, clamou ao público presente, o assessor da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Belém, padre Amadeu Linhares, durante a caminhada.
Em um chamado à ação, Luciana Limão, coordenadora da Pastoral Familiar do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB N2, clamou pela defesa da vida e da família, pilares da sociedade. Inspirada pela fé e pelo exemplo de Nossa Senhora de Nazaré, ela convidou a todos a valorizar a vida desde a concepção até a morte natural, a fortalecer os laços familiares e a construir um mundo de amor e esperança. Com humildade e firmeza, Luciana incentivou ” devemos defender os valores cristãos, a acolher os necessitados e a testemunhar o amor de Deus em cada gesto, lembrando que cada um pode fazer a diferença na construção de uma sociedade mais justa e humana”.
“É com alegria que manifestamos o grande tesouro que a Igreja tem: a família e a vida através dela. Deus nos fala e nos dá a vida, e todos nós pertencemos a uma família, seja ela pequena ou grande. Por isso, manifestamos a vida, que vem de Deus e que ninguém tem o poder de tirar. Acreditamos que, quando uma criança nasce, é porque Deus quis e a criou, desejando que ela cresça e tenha vida, independentemente do tempo que essa vida dure. Nossa caminhada é para manifestar a vida, e todos nós devemos vivê-la. Que o Senhor nos ajude a ser um sinal do amor de Deus em nossos corações, em nosso mundo e em nossa sociedade. O mundo não sobrevive sem a vida do nascituro, a vida da criança, e somos nós que recebemos a palavra de Deus e a defendemos em nossos corações. Temos a missão de defender a ajuda que vem de Deus, defendendo nossas famílias, que são um dom precioso. Por isso, o cristão não é a favor do aborto em nenhuma circunstância. Somos a favor da vida, pois nenhum homem ou mulher é capaz de querer uma vida sem a presença de Deus. Peçamos ao Senhor a graça de nos ajudar e iluminar para sermos testemunhas da defesa da vida e da família neste mundo. Que a lei de Deus seja firme e que o Espírito Santo permaneça para sempre. Viva nossa família, viva!”, disse padre Idamor Mota Junior, assessor da Pastoral Familiar do Regional Norte 2, da CNBB.
A 10ª Caminhada pela Vida e pela Família em Belém reafirmou o compromisso da Arquidiocese e da comunidade católica com a defesa da vida e a promoção dos valores familiares. O evento, que reuniu diversos setores da sociedade, demonstrou a força da fé e da cidadania na construção de um mundo mais justo e fraterno.
…….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.
E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/