por Pascom / Diocese de Cametá
Conforme o Código de Direito Canônico terminado o currículo dos estudos, o diácono, antes de ser promovido ao presbiterato, participem da vida pastoral, exercendo a ordem diaconal por tempo conveniente, a ser determinado pelo Bispo ou pelo Superior maior competente” (cf CDC, 1032 §2).
Assim, Diáconos Transitórios São homens que se preparam para o sacerdócio, recebem a ordenação diaconal antes de receberem a ordenação sacerdotal. O termo “transitório” indica que ele não permanecerá diácono por toda a vida, mas seguirá para a ordenação sacerdotal após um período (geralmente de 6 meses a 1 ano).
Após terem completado os cursos filosóficos-teológicos os dois seminaristas Diego Manoel Trindade Machado e Élito Pantoja Gonçalves responderam SIM ao chamado de Deus, e movidos pelo amor a Cristo, colocam suas vidas à disposição do povo de Deus.
Para confirmar o chamado na noite do dia 25 de abril de 2025, às 18h na Catedral de São João Batista, em Cametá, o bispo diocesano Dom Ivanildo Oliveira Almeida ordenou estes dois jovens que passam a assumir o ministério diaconal com corações cheios de esperança.