por Larissa Carvalho / Comunicação CNBB
Roma recebe, neste início de ano, um encontro internacional de três dias que promete inspirar e mobilizar jovens comunicadores profissionais de todos os continentes. Trata-se do encontro de jovens profissionais de comunicação, que acontece no âmbito do Jubileu das Comunicações, e reúne cerca de 120 jovens representantes das Conferências Episcopais, com idades de até 35 anos, todos com experiência na área de comunicação e meios digitais.
A iniciativa é organizada pelo Dicastério da Comunicação, do Vaticano, e tem como objetivo promover a troca de experiências, compartilhar inspirações e alinhar missões com vistas ao Jubileu de 2025. Além disso reforça a importância da comunicação para o fortalecimento da fé e da mensagem católica no mundo contemporâneo.
Durante os três dias, os participantes terão a oportunidade de dialogar com especialistas da área da comunicação, incluindo jornalistas, influenciadores digitais e profissionais de organizações internacionais. Além disso, serão abordadas questões-chave sobre o papel da mídia na propagação dos valores cristãos e a missão da Igreja no mundo digital.
A programação do evento incluirá palestras, workshops e momentos de reflexão sobre como as novas plataformas digitais podem ser aliadas poderosas na evangelização e no fortalecimento das comunidades de fé ao redor do mundo. Entre os temas debatidos, destacam-se o papel das redes sociais, a ética na comunicação e o uso da tecnologia para engajar jovens na missão da Igreja.
A participação dos jovens comunicadores no encontro de Roma não apenas fortalece a missão de evangelização, mas também prepara a Igreja para um Jubileu que, pela primeira vez, será marcado por um forte uso de meios digitais, conectando pessoas de diferentes culturas e realidades.
Conheça alguns dos participantes
Do Brasil algumas pessoas foram convidadas pelo Dicastério para a Comunicação, do Vaticano, para participar do encontro de jovens profissionais de comunicação. Alguns dos participantes identificados pela Ascom da CNBB são Letícia Florêncio, coordenadora de comunicação no Movimento Laudato Si’; Ronnaldh de Oliveira, missionário Digital, Larissa Carvalho, da Assessoria de Comunicação da CNBB; Gizele Barbosa, da Signis Jovem; Paloma Timo, das Edições CNBB; Thulio Fonseca, do Vatican News.
Letícia Florêncio é formada em jornalismo e designer gráfico. Atualmente é coordenadora de comunicação no Movimento Laudato Si’ para países de língua portuguesa, e assessora de comunicação na Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil – Ordem dos Frades Menores, região Nordeste. Com mais de 10 anos de experiência em comunicação criativa, atua nos eixos de espiritualidade, educação e desenvolvimento social, em especial no contexto eclesial.
Ela compartilhou seus sentimentos e objetivos para o evento, destacando o valor da troca cultural e espiritual entre os jovens comunicadores de diferentes países.
“A minha expectativa para o encontro é uma das maiores possíveis. Estou com muita expectativa de participar, de poder me conectar com outros jovens comunicadores de outros países do mundo, o que é algo que eu valorizo muito. A troca de experiências entre diferentes culturas, com pessoas que atuam em suas comunidades locais, com seus próprios idiomas e realidades, é algo único”, disse Letícia, refletindo sobre a importância desse intercâmbio.
Ela também destacou como o evento permitirá a vivência prática da comunhão da igreja universal, um princípio central da fé cristã. “É uma oportunidade de viver na prática o testemunho da comunhão da igreja, de perceber que, embora venhamos de contextos diferentes, as necessidades e os desafios são comuns. O que acontece aqui no interior do Brasil, na minha comunidade na periferia de Teresina, pode também ser realidade em outros lugares do mundo”, afirmou.
Letícia também enfatizou a importância de voltar à sua comunidade local com um novo entendimento e renovada energia. “Eu acredito que a gente precisa se preencher de boas experiências, bons testemunhos e bênçãos para poder, ao retornar, derramar isso na nossa realidade local. Vou com a expectativa de voltar com muito conhecimento, com paixão e com amor para compartilhar com a minha igreja e minha comunidade”, concluiu.
Savio Martins é publicitário e, atualmente, atua na área da criação do design gráfico e está inserido na comunicação da Igreja Católica há mais de dez anos, tendo contribuído profissionalmente tanto em pastorais, paróquias, arquidioceses. Hoje trabalha no marco de uma das maiores emissoras católicas do país que é a Rede Vida.
Ele compartilhou uma visão mais focada no aspecto profissional do evento: “A minha expectativa para o encontro é que seja um momento que nos enriqueça e fortaleça profissionalmente, espiritualmente e também culturalmente. Espero que cada jovem possa levar e partilhar um pouco das experiências vividas por meio da comunicação nos diversos meios em que estão inseridos”, explicou Sávio.
Para ele, a troca de experiências será essencial para enriquecer o trabalho de cada um em seus contextos locais. “A partir dessas experiências, espero que possamos trazer algo valioso para os nossos meios de atuação, no dia a dia, trabalhando com a comunicação.”
Entre os participantes também encontramos histórias como a de Gizele Barbosa, que destaca a importância de se conectar com pessoas que estão na mesma dinâmica de ser e comunicar esperança. “Conhecer e encontrar pessoas que estão na mesma trajetória é um dos maiores presentes que podemos receber”.
Para ela, o Jubileu será também uma oportunidade de aprender com aqueles que vem de diferentes lugares e contextos, cada um trazendo consigo um olhar único sobre o mundo e a comunicação. Esse intercâmbio de vivências é visto por ela como uma forma de enriquecer a visão de todos, fortalecer a esperança e ampliar os horizontes de como comunicar de maneira mais autêntica e inspiradora.
Gizele Barbosa é teóloga de formação e comunicadora por vocação. Já foi da Congregação das Irmãs Paulinas, no qual dedicou 15 anos de sua vida como religiosa.
Participar de um Jubileu na Santa Sé é, para qualquer cristão, uma experiência profundamente significativa. Para Ronnaldh de Oliveira, que também é comunicador, a oportunidade é ainda mais especial. Ele compartilhou com entusiasmo a alegria e a responsabilidade de viver este momento único.
“Primeiramente, é uma graça muito grande participar de um Jubileu a partir da e na Santa Sé. Vivenciar essa experiência como batizado, jovem e comunicador é justamente congruir fé, existência e vocação”, afirmou, ressaltando a profundidade do significado de sua presença nesse evento.
Ele destacou que, ao estar no coração da Igreja, sente-se não apenas representando a si mesmo, mas também muitos jovens brasileiros, comunicadores e batizados. “De certa forma, compreender que estou ali representando tantos outros é também criar consciência de sinodalidade e apostolado. É um momento de união e de fortalecimento do compromisso com a fé e com os outros”, explicou.
A empolgação é palpável: “Estou super feliz com tudo isso, entusiasmado e pronto a vivenciar intensamente essa experiência que já tem marcado a minha vida!”, concluiu, demonstrando o quanto esse evento tem sido uma grande fonte de inspiração e alegria.