A Pastoral da Criança, organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vem acompanhando crianças desde o ventre materno aos seis anos de idade, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania. Através das visitas domiciliares, celebrações da vida e outras atividades, tem contribuído para um ambiente comunitário e familiar favorável ao desenvolvimento infantil e a cultura de paz. Além disso, se faz presente nos conselhos de direitos e conferências, afim de garantir políticas públicas direcionadas ao cuidado com a primeira infância.
Segundo Ir. Veneranda Alencar, coordenadora nacional da Pastoral da Criança, esta é “uma pastoral evangelizadora, que vai ao encontro das famílias e crianças mais necessitadas, levando fé e muita esperança, orientando as mães para cuidem bem de suas crianças e assim teremos um Brasil melhor”. Além da rede de líderes e apoios voluntárias/os que promovem as atividades nas comunidades, este serviço também conta com a parceria com instituições públicas e privadas, além de pessoas que colaboram financeiramente com esta causa.
Em todo Estado, cerca de 75 mil crianças são acompanhadas pela Pastoral da que contribui para que famílias e comunidades cultivem um ambiente adequado ao desenvolvimento materno-infantil.
No Pará, a Pastoral da Criança possui uma parceria com o Projeto de Arrecadação de Contribuição Através da Fatura de Energia Elétrica, conhecido também como “Campanha da Luz”. Esta estratégia, incentiva a solidariedade de pessoas para que possam contribuir mensalmente com um valor definido pelo próprio doador ou doadora, a ser revestido na sua própria comunidade para manutenção ou ampliação das ações realizadas com as gestantes e crianças.
De acordo com Eduardo Soares, captador estadual da Campanha da Luz, “mais do que o financeiro, estamos mobilizando outros valores como a solidariedade, a partilha, e o amor ao próximo”. No Pará, este projeto vem sendo incrementado em todos os municípios, através de visitas domiciliares para informação e adesão de novos doadores/as. As pessoas que quiserem contribuir, podem também entrar em contato por telefone (91) 981831841 ou e-mail: campluzpa@pastoraldacrianca.org.br
Por: Pastoral da Criança