por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2
com informações Comunicação / Arquidiocese de Santarém
No sábado (21), as paróquias Nossa Senhora de Guadalupe e São Mateus, na Arquidiocese de Santarém, realizaram a Cantata de Natal com os temas ‘Vem está chegando o Natal’ e ‘Humano Amor de Deus’.
Na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Nova república, os presentes puderam reviver a noite do nascimento de Jesus por meio da arte – música, dança e teatro. Na cantata ‘Vem está chegando o Natal’ foram apresentados nove esquetes, desde a profecia quando o anjo Gabriel aparece à Maria e anuncia que ela foi escolhida para gerar o Salvador, até a visita dos reis magos ao visitar o menino Jesus.
‘Humano Amor de Deus’ foi o tema da IX Cantata de Natal realizada por um grupo de jovens da Paróquia São Mateus. As músicas refletiram sobre o Amor de Deus, a Sagrada Família de Nazaré, o Nascimento do Deus Menino e a Celebração do Natal. Em um dos blocos também houve músicas de adoração com a Bênção do Santíssimo.
O público presente, nas duas paróquias, foi composto por visitantes, membros das paroquias vizinhas e moradores de suas comunidades, como Eliana dos Santos, da Paróquia de Guadalupe, que ficou encantada com as apresentações “estão de parabéns o grupo de teatro, professores, padres, coordenadores, todos os envolvidos na cantata, pois a apresentação foi algo muito interessante, fazendo o uso da música, teatro e dança ao mesmo tempo”, disse a moradora.
Para a coordenadora do Coral Angellus, Lena Karina Rodrigues, o destaque ficou por conta da música como expressão cultural que para a juventude é de grande importância “costumamos dizer que cantar é rezar duas vezes e, para muitos de nós, a música é a melhor forma através da qual conseguimos nos expressar e nos conectar com a espiritualidade de forma genuína, além de promover um sentimento de pertencimento e comunhão”.
O pároco de São Mateus, padre Arilson Lima, disse que “a música, a poesia, as vozes despertam no ser humano a beleza, o sincero desejo de viver melhor, de criar coisas novas. As cantatas de natal, os corais, os musicais que surgem neste tempo de Natal nas comunidades expressam o desejo mais profundo do ser humano, sintonizar-se com Deus, apostar em algo grandioso, o Reino de fraternidade, inaugurado por Jesus, o Deus menino, o Emanuel. A música torna-se um elo entre os jovens, e os ajuda a conviverem com o diferente, a sintonizarem-se no grande sonho de Deus, vida plena e feliz para toda humanidade”.