por Delegação Cáritas Arquidiocese de Santarém

A Cáritas da Arquidioce de Santarém Regional Norte 2, esteve presente no ‘XI Fórum Social Pan-Amazônico’ (FOSPA), que aconteceu de 12 a 15 de junho de 2024 na Bolívia, nas cidades de Rurrenabaque e SAN Buenaventura, departamento de La Paz.

A delegação participou com 10 representantes que fazem parte do comitê local do Fórum Social Pan-Amazônico: Cáritas Arquidiocesana, Sindicato dos Trabalhadores de Mojuí dos Campos, Associação de Mulheres Flores do Campo, grupo de defesa da Amazônia, Associação de Direitos Humanos da Amazônia, Grupo Mãe Terra do Lago Grande e Guardiões do Bem, Movimento Tapajós Vivo e FASE Amazônia.

O FOSPA é um evento internacional que acontece a cada dois anos, durante quatro dias, em um determinado país, sede da Pan-Amazônia. É um espaço de articulação entre povos, movimentos sociais, comunidades tradicionais e povos originários dos nove países que compõem a Pan-Amazônia: Bolívia, Brasil, Peru, Venezuela, Equador, Colômbia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

O XI FOSPA de 2024 foi organizado em torno de quatro Eixos Temáticos: 1) Povos indígenas e populações amazônicas, 2) Mãe Terra, 3) Extrativismos e alternativas e 4) Resistência das Mulheres.