A Catedral Metropolitana de Belém promove neste final de semana uma vasta programação de Natal. Recordando o nascimento do Salvador da humanidade, a Sé da Arquidiocese de Belém promove um momento de integração, união e solidariedade entre os seus paroquianos através do projeto “Natal da Sé, Natal de Fé”.
A programação inicia logo na manhã de sexta-feira, 21. Às 09h, o Cura da Catedral, Cônego Roberto Cavalli, com um grupo de paroquianos (entre eles, o “Papai Noel”), visitam um supermercado próximo à Catedral para coletar alimentos não perecíveis. Em seguida visitam a Casa de Apoio de Gurupá, também localizada no bairro da Cidade Velha, na capital paraense. Na casa que abriga crianças em tratamento oncológico haverá entrega de brinquedos.
Na segunda edição do projeto “Natal da Sé, Natal de Fé”, a grande novidade é a realização da “Noite Encantada”, a partir das 18h da próxima sexta-feira, 21. O evento inicia com a Santa Missa às 18h no interior da Catedral. Após a celebração, já caminhando para a área externa da Igreja, haverá o “Presépio Vivo” e a apresentação da clássica peça “A Pastorinha”, organizado pelo Ministério Sal e Luz. Ainda fora da Igreja haverá apresentação da Schola Cantorum com Cantata de Natal e uma feira em parceria com o grupo “Movimenta Cidade Velha”. Serão expostos e vendidos artesanatos, artigos natalinos e comidas típicas desta época.
No sábado, 22, a partir das 09h, cerca de 500 cestas básicas serão entregues aos assistidos pelas pastorais, movimentos e serviços da Paróquia Nossa Senhora da Graça (Catedral), Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará, Casa de Apoio de Gurupá e pela Fraternidade “O Caminho”. Todas essas instituições localizam-se na área paroquial e são acompanhadas durante o ano inteiro. A entrega será inciada com uma Celebração Eucarística na Capela do Centro de Evangelização São João Paulo II (antigo Seminário São Gaspar).
Finalizando o “Natal da Sé, Natal de Fé” deste ano, no domingo, 23, o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, preside a Santa Missa das 07h na Catedral. Por volta das 08h30 inicia a “Carreata do Papai Noel” que percorrerá algumas ruas da Cidade Velha e do Jurunas até a Paróquia Santa Luzia. A carreata volta para a Catedral para a alegria da criançada que deverá receber brinquedos das mãos do Noel e do Cura da Sé.
Diácono Sílvio Ataíde, membro da comissão organizadora, conta que o objetivo principal é a união e solidariedade. “Fazer uma noite encantada, aproximando a comunidade para ver a grande importância do nascimento de Jesus na vida das pessoas, fomenta a solidariedade e valoriza a união das pessoas num espaço sagrado, marcado por esse clima bonito do Natal”.